A chegada dos Bombeiros de SC não havia sido comunicada a base de comando em MG.
As equipes compostas por 28 Bombeiros, 02 caminhonetes 4×4, 01 ambulância 4×4, 03 veículos operacionais, 01 quadríciculo, 01 carretinha de resgate, motoserras, moto abrasivos, ferramenta hidráulica de resgate, gerador, rompedor e demais equipamentos chegaram em Brumadinho por volta das 15h00 deste Domingo, 27 de Janeiro.
“A Equipe já atuou em desastres naturais como a enchente seguida de deslizamentos em Ilhota – SC, no terremoto do Haiti, no deslizamento em Teresópolis – RJ e além de experiência no atendimento cotidiano em suas cidades, estrutura adequada, a Força Tarefa composta por Bombeiros Voluntários possue autonomia de atuar em Brumadinho durante 8 dias, com barraca, comida água e estrutura de acampamento, sem necessitar de apoio local.”
Enquanto as equipes aguardavam, o Coordenador da Força Tarefa – Unidade Arcanjo Evandro Vinotti deslocou ao Posto de Comando – Responsável pelo Gerenciamento das Operações e efetuou o cadastro da estrutura a disposição.
As informações repassadas as equipes foram que em virtude do risco de um rompimento de uma outra barragem, as operações por terra estão muito limitadas, apenas com auxílio de aeronaves e recebeu a orientação para aguardar.
A Empresa responsável pela redução do volume da água na Barragem com risco de rompimento tinham limitação de escoamento, uma vez que a água fazia o percurso onde ainda há pessoas desaparecidas e operações aéreas de resgate.
Além disso, a qualquer momento está prevista a chegada de outra Força Tarefa de Israel que está trazendo uma estrutura para agilizar o processo de esvaziamento da Barragem em risco em até 48h.
Como as Operações de Resgate estavam suspensas temporariamente, os integrantes da Força Tarefa dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina deslocaram a um alojamento ofertado gentilmente por uma moradora, onde aguardam o desenrolar da situação.
O Coordenador Evandro Vinotti destaca que mesmo com pedido de apoio, deslocamento e decreto do Governo do Estado autorizando a atuação de voluntários no Resgate, jamais será posto nenhum integrante da equipe em uma condição instável, pois precisamos ter cautela e cumprir determinação do Posto de Comando.
Redação Misturebas
Sugestão de pauta