O prefeito Mário Hildebrandt assinou no fim da tarde de segunda-feira, 21 de janeiro, um decreto de situação de emergência pontual por causa das chuvas que atingiram a cidade na última quinta-feira. Segundo o prefeito, o documento institui situação de emergência para 22 bairros (confira lista abaixo). Nove deles ficam na região Norte da cidade, considerada a mais atingida pelo temporal. O documento facilita a busca por recursos em órgãos estaduais e federais para resposta e reconstrução e será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira.
A definição de publicar o decreto ocorreu após reunião com secretários no fim da tarde desta segunda, no gabinete de Hildebrandt. A prefeitura informou que 64 ruas tiveram algum prejuízo provocado pelas chuvas de semana passada. O prejuízo estimado é de R$ 4,5 milhões. Somente na área da educação 13 unidades de ensino tiveram a estrutura afetada de alguma forma. O prefeito explica que o decreto buscou atender as regiões que tiveram danos mais críticos com o temporal da quinta-feira.
– Tivemos situações em vários bairros, mas algumas delas que não justificam situação de emergência. Nesses 22 bairros foi onde se verificou que houve mais prejuízos, passíveis do decreto – explicou.
Um dos exemplos de estragos provocados pela chuva é a Rua Rosário, no bairro Ponta Aguda. No local, a chuva danificou a rede de drenagem da via, que passa por um terreno particular, mas atende toda a via. Um buraco de 12 metros se formou, obstruindo a drenagem da água da chuva. A recuperação deste local é um dos pontos que deve entrar na programação do município de busca por recursos. A maior parte das intervenções necessárias é composta por drenagem, reconstrução e repavimentação.
– Existem as ações emergenciais, de resposta, que nós já estamos fazendo, e existem as de reconstrução, algumas maiores, que demandam da avaliação do governo federal para obter o recurso delas – explica.
Hildebrandt tem reunião nesta terça-feira com o secretário de Estado de Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, e com o governador Carlos Moisés (PSL), em Florianópolis. Nos dois encontros ele já deve mencionar os estragos provocados pelas chuvas e a necessidade de recursos para a reconstrução.
Confira os bairros incluídos no decreto de emergência:
- Badenfurt
- Boa Vista
- Centro
- Fidélis
- Fortaleza
- Garcia
- Glória
- Itoupava Central
- Itoupava Norte
- Itoupavazinha
- Jardim Blumenau
- Nova Esperança
- Ponta Aguda
- Progresso
- Ribeirão Fresco
- Salto
- Testo Salto
- Valparaíso
- Velha
- Vila Itoupava
- Vila Nova
- Vorstadt
Fonte: nsc | Foto: Jean Laurindo
Sugestão de pauta