Das 18 empresas que apresentaram proposta para construir a Ponte Norte-Sul, em setembro de 2017, apenas uma desistiu de continuar na licitação. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira, 14 de janeiro, em sessão feita pela comissão de licitações da prefeitura de Blumenau.
Como o edital ficou parado por 15 meses por causa de uma liminar da Justiça Federal, a sessão desta segunda permitiu que as 18 empresas que manifestaram interesse em executar a obra em 2017 desistissem caso tivesse assumido outros compromissos nesse período. Novas empresas não puderam apresentar propostas.
Apenas uma empresa declinou de continuar na licitação: a empresa Heleno e Fonseca, de São Paulo. Com isso, 17 empresas continuam na concorrência pela obra. Agora, a comissão de licitações vai avaliar os envelopes com a documentação técnica das empresas, na chamada fase de habilitação.
A previsão da comissão é de que até sexta-feira esta etapa seja concluída e sejam divulgadas as empresas habilitadas. Depois disso, abre-se prazo para eventuais recursos das empresas contra as decisões de habilitação ou não habilitação. Somente após esse prazo é que a comissão abre os envelopes que contêm as propostas financeiras das empresas para executar a obra.
Embora o secretário de Administração, Anderson Rosa, evite dar prazos, a expectativa é de que entre o final de janeiro e início de fevereiro o processo possa ter um vencedor.
A estimativa de valor na época do início da licitação era de R$ 40 milhões, mas o secretário já adiantou que a empresa vencedora poderá atualizar o valor em função do tempo em que o edital ficou parado por restrição na Justiça. A Ponte Norte-Sul prevê o traçado entre as ruas Itajaí e Paraguay, no Centro de Blumenau.
Licitação da Ponte Norte-Sul
Empresas participantes após sessão de 14/01/2019:
- Construtora A. Gaspar S/A
- Salver Construtora e Incorporadora Ltda.
- Planaterra Terraplenagem e Pavimentação Ltda.
- Construtora Cidade Ltda.
- Consórcio Pelotense/Traçado
- Consórcio Norte-Sul
- Arteleste Construções Ltda.
- Construtora Stein Ltda.
- Setep Construções S. A.
- Consórcio CSO-Serra da Prata
- Consórcio Premag-Seel
- Engedal Construtora de Obras Ltda.
- Legnet Engenharia Ltda.
- Cejen Engenharia Ltda.
- Trena Terraplanagem e Construções S. A.
- Vereda Engenharia Ltda.
- Cetenco Engenharia S. A.
Fonte: nsc/Por Jean Laurindo | Foto: Divulgação
Sugestão de pauta