Prefeitura de BC demite servidor após descoberta de atestado médico falso
O funcionário atuava no município havia mais de uma década.

A Prefeitura de Balneário Camboriú desligou um servidor público após identificar que ele apresentou um atestado médico adulterado. A saída foi oficializada na última quarta-feira (3) e divulgada dois dias depois. O funcionário atuava no município havia mais de uma década.
Segundo a administração municipal, a irregularidade foi detectada por meio de um levantamento interno conduzido pela Secretaria de Gestão de Pessoas, que também analisa outras situações suspeitas em andamento.
A investigação sobre o uso indevido de atestados ganhou força após uma ação da Polícia Civil realizada em julho no Hospital Ruth Cardoso, onde havia indícios de emissão de documentos falsos. A operação levou ao afastamento imediato de uma funcionária apontada como responsável pelas irregularidades e abriu caminho para novos procedimentos administrativos envolvendo outros servidores.
>> LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Timbó divulga cuidados para banho em rios, ribeirões e lagoas no verão
Conforme dados da prefeitura, só em 2024 foram entregues cerca de 1.780 atestados por mês, o que gerou um impacto superior a R$ 19 milhões aos cofres públicos. Apesar de ter implantado um sistema de controle em 2025, o município ainda considera elevado o número de dias afastados.
A gestão reforça que o afastamento médico é um direito, mas afirma que está empenhada em prevenir fraudes e preservar os recursos públicos.










