Notícias do Médio Vale do Itajaí

Acredite se quiser: carro movido a lenha de Benedito Novo roda há 47 anos em SC

Veículo adaptado pelo agricultor Arnoldo Smith em 1977 ainda roda pelas estradas catarinenses

COMPRE JÁ!
Garanta já o seu!

Um vídeo compartilhado pelo empresário catarinense Emílio Dalçoquio, viralizou nas redes sociais ao mostrar um carro nada comum: um veículo movido a lenha.

A cena foi registrada em Benedito Novo, município a cerca de 100 km de Itajaí, no Vale do Itajaí, e destaca a criatividade típica do interior de Santa Catarina.

Acesse!

Nas imagens, Dalçoquio conversa com o senhor Smith, atual responsável pelo carro.

Ele explica que o veículo foi adaptado em 1977 pelo pai, Arnoldo Smith, inspirado em modelos usados na época da Segunda Guerra Mundial, quando a escassez de combustível obrigou a busca por alternativas.

Saiba mais!

Foi o pai que bolou tudo isso. Ele conhecia do tempo da guerra, mas aperfeiçoou o projeto e seguimos até hoje”, conta.

O sistema funciona de forma semelhante a um fogão a lenha. A madeira é colocada em um compartimento, acesa com jornal e mantida em combustão.

O gás gerado no processo alimenta o motor do carro. Segundo Smith, a autonomia é de até 80 quilômetros com um “tanque” de lenha, embora na prática a média seja entre 65 e 70 km.

Além da parte técnica, o vídeo mostra detalhes curiosos do funcionamento: o carro possui dois aceleradores — um para gasolina e outro para o sistema a lenha.

>> LEIA TAMBÉM: Piloto de drift blumenauense estrela filme inspirado em Velozes e Furiosos

A adaptação permite alternar entre combustíveis. “Esse cara agora está sendo movido a lenha”, comenta Dalçoquio, impressionado com a engenhosidade.

A invenção soma 47 anos de estrada e segue ativa, simbolizando tanto o espírito inventivo do pai de Smith quanto a tradição de criatividade do interior catarinense, marcada pela herança cultural alemã, italiana e polonesa.

RÁDIO MISTUREBAS
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo