Notícias de Educação

Timbó é destaque nacional com projeto de alfabetização em escola integral

Iniciativa da Escola Nestor Margarida será divulgada pelo MEC como exemplo inspirador para todo o país

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

O projeto “Estações de Aprendizagem no Integral”, desenvolvido na Escola Municipal Nestor Margarida, em Timbó (SC), foi selecionado como uma das Experiências Inspiradoras de Educação Integral pelo Ministério da Educação (MEC).

A prática será incluída em um mapeamento nacional que visa reconhecer e divulgar iniciativas pedagógicas bem-sucedidas em escolas públicas de tempo integral.

Saiba mais!

A proposta timboense tem como foco principal a alfabetização na idade certa, organizando o tempo pedagógico e os ambientes de aprendizagem de forma inovadora.

As estações de aprendizagem estimulam a leitura, a escrita e o letramento em múltiplas linguagens no contraturno escolar, respeitando os diferentes ritmos de desenvolvimento das crianças.

Faça seu orçamento - Clique aqui

A metodologia visa tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso, promovendo o engajamento dos estudantes e contribuindo para seu desenvolvimento integral.

O reconhecimento do MEC valoriza o trabalho coletivo da equipe escolar de Timbó, com destaque para o compromisso dos professores do ensino integral da Escola Nestor Margarida.

Com criatividade e sensibilidade pedagógica, eles constroem um ambiente acolhedor e estimulante, onde o aprendizado acontece de forma dinâmica e inclusiva.

A seleção foi feita por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao todo, 739 projetos de 25 estados brasileiros foram escolhidos para integrar um mapa interativo a ser lançado em outubro.

Algumas dessas práticas também serão apresentadas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, marcada para os dias 1º e 2 de outubro, em Belo Horizonte.

>> LEIA TAMBÉM: Nova regra estabelece jornada mínima de 35 horas semanais para escolas de tempo integral

A ação integra o Programa Escola em Tempo Integral, que tem como objetivo ampliar o tempo de permanência dos estudantes nas escolas públicas, garantindo uma educação mais equitativa e de qualidade em todo o país.

A experiência de Timbó agora ganha visibilidade nacional e se torna exemplo para outras redes de ensino que buscam transformar a educação pública por meio da inovação e do compromisso com a aprendizagem dos estudantes.

Saiba mais!
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo