Prefeitura de Timbó discute com o Governo do Estado melhorias nos acessos entre Timbó e Indaial
Prefeito Flávio Buzzi apresenta proposta em Florianópolis e articula parceria com o Governo do Estado para desafogar o trânsito entre os municípios.
A mobilidade urbana entre Timbó e Indaial pode ganhar um importante reforço nos próximos meses. Em agenda institucional nesta quarta-feira (30), o prefeito de Timbó, Flávio Buzzi, esteve em Florianópolis para discutir, junto ao Governo do Estado, alternativas para melhorar o tráfego na região, especialmente nos horários de pico.
Durante o encontro com o secretário adjunto de Infraestrutura de Santa Catarina, Ricardo Grando, o chefe do Executivo timboense apresentou uma proposta concreta: a criação de um novo acesso no sentido Blumenau, utilizando a Rua Três Corações como rota alternativa.
A intenção é oferecer uma nova via de escoamento para motoristas que se deslocam em direção à BR-470 e a Indaial, contribuindo diretamente para a fluidez no trânsito e mais segurança para condutores e pedestres.
“Estamos estudando diversas alternativas para mitigar o trânsito na região, tanto para quem acessa a BR-470 nos dois sentidos, quanto para quem busca entrar em Indaial. Sabemos da importância de mudanças no local, especialmente nos horários de pico, quando o fluxo de veículos é bastante intenso”, ressaltou o prefeito Flávio Buzzi.
A proposta apresentada agora será tecnicamente avaliada em parceria com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura).
A intenção é realizar estudos de viabilidade que levem em conta fatores como impacto ambiental, segurança viária, e eficiência do fluxo de veículos.

O encontro também marca o fortalecimento da relação entre os poderes municipal e estadual, algo considerado fundamental para o avanço de projetos estruturais que ultrapassam os limites de um único município.
A região do Médio Vale do Itajaí vem enfrentando desafios cada vez maiores no que diz respeito à mobilidade urbana.
>> LEIA TAMBÉM: Veículo colide contra residência e é abandonado em Timbó durante a madrugada
Com o crescimento das cidades, o aumento do número de veículos e a necessidade de deslocamentos diários entre os municípios vizinhos, soluções como a proposta por Timbó ganham importância estratégica.
“É uma pauta que não pertence apenas a Timbó ou Indaial, mas a todos que circulam pela região. Com diálogo e planejamento, vamos encontrar as melhores soluções para beneficiar a população”, finalizou Buzzi.
Nos próximos dias, a Prefeitura de Timbó deve formalizar a proposta junto aos órgãos técnicos competentes, além de seguir em diálogo com o Governo do Estado para garantir o apoio político e institucional necessário à viabilização do projeto.
A população, por sua vez, aguarda com expectativa os desdobramentos da iniciativa, que promete aliviar um dos principais gargalos viários da região.








Uma grande ajuda para aliviar o trânsito em direção à BR 470 seria a modificação da marginal, criando-se uma rótula na saída da Rua Três Corações (sequência da Fritz Lorenz),, tornando a marginal mão dupla, possibilitando o acesso à BR sentido Blumenau pelo viaduto da Rua 21 de abril em Indaial.