Estratégias são voltadas a enfrentar o aumento nos casos da doença
A Prefeitura de Timbó intensificou as ações de combate à dengue, com o apoio de diversos setores, como Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Defesa Civil, Comunicação, Saúde, Obras e Educação.
A medida foi tomada diante do aumento de casos, que somam 14 registros prováveis e 2 confirmados até o momento.
O município iniciou uma série de estratégias para combater o mosquito transmissor e proteger a saúde da população.
O período de maior risco para a proliferação do Aedes aegypti vai de janeiro a julho. Por isso, a Prefeitura de Timbó está desenvolvendo ações voltadas para a prevenção e controle da doença.
Uma das principais iniciativas é a criação de um espaço específico para atender e orientar a população em casos suspeitos de dengue. A ação envolve o suporte das equipes de atenção primária à saúde, farmácia e gestão da saúde.
Além disso, campanhas educacionais serão realizadas nas escolas municipais para sensibilizar os alunos sobre a importância da prevenção, e uma força-tarefa de limpeza será executada em espaços públicos, cemitérios e áreas de grande circulação.
A Defesa Civil também está utilizando drones para monitorar áreas de difícil acesso e identificar possíveis focos de criadouros do mosquito.
Nos próximos 15 dias, a Prefeitura de Timbó promoverá uma campanha de conscientização por meio de veículos de comunicação e redes sociais, alertando sobre os riscos da doença e destacando a importância das ações preventivas.
Os bairros mais afetados, com base nos dados de 2024, são Quintino, Nações, Araponguinhas, Vila Germer e Capitais. O bairro Quintino lidera o número de notificações com 624 casos registrados.
A Prefeitura de Timbó reforça que é essencial que a população busque atendimento médico imediato em caso de suspeita de dengue.
Os sintomas incluem febre, náuseas, vômitos, manchas na pele, dores no corpo e atrás dos olhos. A hidratação intensiva e o uso de medicação específica são necessários, além do acompanhamento médico rigoroso por até 7 dias.
Leia também:
A vacina contra a dengue está disponível para adolescentes de 10 a 14 anos em todas as unidades de saúde de Timbó.
São necessárias duas doses, com intervalo de 3 meses, e a administração pede que aqueles que ainda não tomaram a segunda dose aproveitem a oportunidade.
Por fim, a Prefeitura de Timbó enfatiza que o sucesso no combate à dengue depende da colaboração ativa da população.
Eliminar criadouros do mosquito, como recipientes com água parada em casa, é uma medida fundamental para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Sugestão de pauta