A recomendação é permanecer atento às atualizações dos órgãos oficiais e seguir as orientações de segurança.
Durante a manhã desta sexta-feira (17), moradores do litoral de Santa Catarina devem enfrentar condições climáticas adversas, com previsão de chuvas persistentes e intensas.
A circulação marítima mantém elevado o risco de alagamentos e enxurradas em regiões como Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. Durante este período, os acumulados de chuva podem variar entre 50 mm e 100 mm, com possibilidade de superar esses índices em algumas áreas.
Na tarde desta sexta-feira, a combinação do aquecimento diurno e da alta umidade deve intensificar os temporais, que podem ocorrer de forma isolada nos Planaltos e no Litoral.
Além de chuva intensa, há previsão de raios, ventos fortes e granizo em pontos específicos, o que aumenta os riscos de destelhamentos, danos à rede elétrica e transtornos causados por alagamentos. No entanto, o Grande Oeste catarinense apresenta menor probabilidade de registrar ocorrências graves.
Já no período da noite, a tendência é de que as chuvas percam força com o enfraquecimento da circulação marítima e a redução do aquecimento. Assim, o tempo deve começar a melhorar gradualmente em todo o litoral.
>> LEIA TAMBÉM: CBMSC registra mais de 120 ocorrências ligadas a chuvas em SC
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil do estado alerta para que a população tome precauções durante este período. Entre as orientações estão:
• Evitar atravessar ruas alagadas ou estruturas submersas, como pontes;
• Redobrar a atenção em áreas de encosta e monitorar sinais de risco, como inclinação de árvores, rachaduras em construções e postes instáveis;
• Procurar locais seguros durante temporais, especialmente em caso de ventos fortes ou descargas elétricas;
A recomendação é permanecer atento às atualizações dos órgãos oficiais e seguir as orientações de segurança.
Sugestão de pauta