Um morador de Luzerna, no Meio-Oeste catarinense, colheu uma impressionante abóbora de 76 quilos no último final de semana, em sua propriedade na Linha Barra do Estreito.
O feito foi comemorado por Cleiton José Geuster, que, em entrevista à Rádio Líder de Herval d’Oeste, compartilhou detalhes sobre o cultivo da planta.
Cleiton explicou que adquiriu as sementes da variedade “Dill’s Atlantic” pela internet, sendo informado pelo vendedor de que as abóboras dessa variedade poderiam atingir até 30 kg.
No entanto, o produtor superou as expectativas, alcançando no primeiro ano uma colheita de 32 kg, no segundo ano uma abóbora de 50 kg e, em 2022, uma de 72 kg.
Na temporada passada, devido ao excesso de chuvas, não obteve nenhuma colheita significativa, mas neste ano já espera colher mais de cinco abóboras com mais de 50 kg.
Apesar do tamanho impressionante, Cleiton cultiva as abóboras como passatempo. O fruto, além de seu tamanho, é doce e utilizado para alimentar os animais da propriedade, como porcos, galinhas e bovinos.
A variedade Dill’s Atlantic é conhecida por produzir abóboras gigantes, com recordes mundiais chegando a 800 kg. As informações são do Oeste mais.
Normalmente, essas abóboras pesam entre 180 a 230 kg e são muito procuradas para feiras e concursos internacionais, que têm se tornado cada vez mais populares em todo o mundo.
Sugestão de pauta