Governo abre edital para municípios de todo o Brasil
O Ministério das Comunicações abriu inscrições para selecionar entidades interessadas em operar rádios educativas em frequência modulada (FM).
O edital, aberto no dia 27 de dezembro, faz parte do Plano Nacional de Outorgas (PNO), que contempla 311 municípios em todas as regiões do país, incluindo Timbó e outras 11 cidades de Santa Catarina.
Além de Timbó, no estado catarinense, estão na lista Bandeirante, Bombinhas, Celso Ramos, Itapema, Ituporanga, Penha, Rio do Sul, São Domingos, São João do Itaperiú, São José e São Ludgero.
A democratização da comunicação
As rádios educativas são uma importante ferramenta para promover cultura e educação, especialmente em comunidades menores.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou a importância dessas emissoras.
“Precisamos dar agilidade e incentivar que essas emissoras estejam presentes no maior número de localidades possível”, afirmou.
Esse é o primeiro edital do Plano Nacional de Outorgas de Rádios Educativas, lançado em 18 de dezembro.
A iniciativa prevê ainda o lançamento de mais três editais até 2026, ampliando o alcance e o impacto dessas emissoras em todo o Brasil.
Quem pode participar no edital das rádios educativas
Podem participar do edital pessoas jurídicas de direito público interno, instituições de ensino superior privadas com sede no Brasil e credenciadas pelo Ministério da Educação.
Além disso, fundações de direito privado que sigam o Código Brasileiro de Telecomunicações e legislações correlatas também podem se inscrever no edital.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Plataforma de Cidadania Digital até 21 de março de 2025.
Leia também:
É necessário enviar a documentação exigida para cada localidade de interesse dentro do prazo estipulado.
O edital completo e a lista de municípios contemplados podem ser acessados no link oficial do Ministério das Comunicações.
O plano visa fortalecer o acesso à informação e democratizar a comunicação, promovendo a presença de rádios educativas em localidades como Timbó, impulsionando a cultura e a educação na região.
Sugestão de pauta