Outras 15 pessoas ficaram feridas
Na manhã deste domingo (22),o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, morreu na queda de um avião de pequeno porte em Gramado.
O acidente resultou na morte de 10 pessoas, incluindo o empresário que pilotava a aeronave. A tragédia deixou marcas profundas no local, com danos a edificações, feridos e a destruição de um comércio.
Tragédia e vítimas
O avião, que havia decolado de Canela com destino a Jundiaí (SP), caiu por volta das 9h15, logo após atingir a chaminé de um prédio e o segundo andar de uma casa, antes de colidir sobre uma loja de móveis e lançar destroços contra uma pousada.
Nenhum dos ocupantes sobreviveu ao impacto.
Entre as vítimas estão a esposa de Luiz Galeazzi, Daniela Maria Salgueiro Galeazzi, de 60 anos, as três filhas do casal, a sogra e a cunhada, além do cunhado e dois sobrinhos. A aeronave transportava apenas membros da família do empresário.
Impacto no local
O acidente provocou um incêndio que destruiu a loja de móveis e atingiu parcialmente a pousada, onde algumas pessoas tomavam café da manhã. Quinze pessoas ficaram feridas, incluindo duas em estado grave.
Uma mulher de 54 anos teve 60% do corpo queimado e outra vítima sofreu intoxicação por fumaça. Ambas foram encaminhadas para hospitais da região.
Ver essa foto no Instagram
Investigação
O avião, de matrícula PR-NDN, estava em situação regular, conforme informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) acionou especialistas para realizar a análise inicial no local, envolvendo técnicas de coleta de dados, preservação de evidências e levantamento de informações.
Bloqueio e mobilização
O acidente também causou a interdição da ERS-235 (Avenida das Hortênsias), principal via de acesso à região.
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informou que o tráfego está totalmente bloqueado, e equipes trabalham para liberar o trecho. Mais de 50 bombeiros atuam na ocorrência, combatendo as chamas e auxiliando no resgate.
Nota oficial da Galeazzi & Associados
Em comunicado, a Galeazzi & Associados confirmou o falecimento de Luiz Galeazzi, sua esposa, três filhas e outros membros da família.
A empresa destacou a trajetória de Luiz como líder e agradeceu as manifestações de solidariedade.
“É com profundo pesar que confirmamos o falecimento de nosso CEO, Luiz Cláudio Galeazzi, 61 anos, sua esposa, três filhas e alguns outros membros da familia, além de Bruno Cardoso Munhoz Guimarães (Diretor da Galeazzi & Associados), todos vítimas do acidente aéreo ocorrido na manhã de hoje, em Gramado (RS).
Luiz Galeazzi será eternamente lembrado por sua dedicação à família e por sua notável trajetória como líder da Galeazzi & Associados.
Neste momento de imensa dor, a Galeazzi & Associados agradece profundamente as manifestações de solidariedade e carinho recebidas de amigos, colegas e da comunidade. Nos solidarizamos também com todos os afetados pelo acidente na região.
Reafirmamos nosso compromisso em acompanhar as investigações conduzidas pelas autoridades competentes e informamos que todos os registros e autorizações da aeronave estavam devidamente em ordem.
Pedimos respeitosamente que o direito à privacidade da família seja respeitado neste momento tão delicado.”
Sobre Luiz Galeazzi
Luiz Claudio Galeazzi era formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e comandava a Galeazzi & Associados, empresa fundada por seu pai, Cláudio Galeazzi, um dos maiores nomes em reestruturação de empresas no Brasil.
Luiz participou de grandes processos de recuperação judicial no país e no exterior, mantendo o legado da família no setor.
Histórico de tragédias
Esta não foi a primeira perda aérea enfrentada pela família Galeazzi. Em 2010, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, mãe de Luiz, faleceu na queda de um avião bimotor no interior de São Paulo.
O acidente ocorreu em Iperó, quando o avião decolou com o tanque cheio e caiu “de bico” em uma mata. Na época, Maria Leonor era a única passageira, além do piloto, ambos mortos no acidente.
Comoção local
A tragédia mobilizou a comunidade de Gramado e reforçou a necessidade de medidas preventivas para evitar acidentes aéreos em áreas urbanas. Testemunhas relataram cenas de pânico e dificuldade para evacuar os locais atingidos.
Leia também:
O governador Eduardo Leite (PSDB) lamentou o acidente e garantiu o apoio do estado às famílias afetadas.
As investigações conduzidas pelo Cenipa devem revelar as causas do acidente nas próximas semanas.
Técnicas específicas de análise e inspeção serão aplicadas para entender o que motivou a queda da aeronave, garantindo que medidas corretivas sejam tomadas.
Sugestão de pauta