Uma onda de furtos de cabos da iluminação pública tem afetado a cidade de Itajaí, no litoral catarinense, deixando centenas de ruas às escuras e colocando em risco a segurança da população.
Segundo a concessionária QLuz Itajaí, mais de 21 quilômetros de cabos, o equivalente a 7 quilômetros de circuitos, foram furtados na cidade, prejudicando o serviço de iluminação pública.
Embora a QLuz tenha realizado manutenção em mais de 17 mil pontos de iluminação ao longo dos últimos 12 meses, o constante vandalismo e os furtos estão atrasando os esforços de recuperação. A situação tem se agravado nos últimos dois meses, com registros de várias avenidas inteiras com fiação furtada, o que dificulta ainda mais o trabalho da concessionária.
“Esse número de 21 quilômetros de cabos furtados pode ser comparado a percorrer o contorno sul da cidade cinco vezes ou toda a orla da Praia Brava até o Rio Itajaí-Açu”, explicou Jolimar Costalonga Grancer, da Quantum Engenharia, empresa responsável pela QLuz.
De acordo com Grancer, entre 1º de novembro e 15 de dezembro de 2023, a equipe registrou 17.688 atendimentos, sendo 172 relacionados a furtos de cabos em 111 logradouros diferentes. As áreas mais afetadas incluem o Molhe do Atalaia, com 11 furtos, Jacob Ardigo com 7, Cabeçudas com 3 e Praia Brava com outros 3 registros.
A concessionária QLuz tem se esforçado para restabelecer os serviços de iluminação pública rapidamente, mas o impacto do vandalismo é grande. A recomendação da empresa é que a população colabore denunciando atividades suspeitas à Polícia Militar, especialmente em casos de pessoas circulando sem uniforme da concessionária. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 190.
Como solicitar manutenção?
Para a comunidade que identificar lâmpadas acesas durante o dia ou apagadas à noite, a QLuz oferece um canal gratuito de atendimento. Basta ligar para o 0800 002 1753, disponível 24 horas por dia. Também é possível fazer a solicitação pelo aplicativo QLuz Itajaí (disponível para Android e iOS) ou acessar o site Cidade Iluminada.
Em condições normais de tempo, a solução dos problemas de iluminação é realizada em até dois dias úteis. Contudo, no caso de furtos de cabos, especialmente em longos trechos, o prazo pode ser maior devido à complexidade das reparações.
A situação de furtos tem gerado preocupação, especialmente em áreas mais críticas da cidade, onde a ausência de iluminação pode facilitar atividades criminosas. O chamado para a colaboração da população é fundamental para combater os crimes de vandalismo e restabelecer a segurança e a normalidade nos serviços essenciais para a comunidade.
Sugestão de pauta