A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu nesta sexta-feira (22) o 1º Seminário do Programa Escola em Tempo Integral.
O encontro avaliou os resultados obtidos pelas escolas participantes ao longo do ano letivo de 2024. Criado neste ano, o programa beneficia caraca de 280 estudantes.
Ainda oferecendo uma rotina ampliada com atividades como clubes de ciências, matemática, esporte e musicalização. Para o prefeito Mário Hildebrandt, a iniciativa representa um avanço significativo na educação municipal.
“Estamos mantendo crianças e adolescentes longe das ruas e dentro das escolas, proporcionando ainda mais conhecimento e oportunidades”, destacou.
O seminário incluiu apresentações estudantis, momentos de troca entre professores e uma palestra que abordou a importância da educação em tempo integral para promover inclusão social e reduzir desigualdades.
Segundo a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, o programa vai além do ensino.
“Proporcionamos mais segurança e oportunidades, construindo um caminho para um futuro promissor”, afirmou.
Atualmente, oito escolas municipais participam do programa:
- EBM Lauro Müller
- EBM Bilíngue Profª Nemésia Margarida
- EBM Bilíngue Pastor Faulhaber
- EBM Bilíngue Profª Norma Dignart Huber
- EBM Bilíngue Profª Hella Altenburg
- EBM Bilíngue Profª Helena M. N. Winckler
- EBM Bilíngue Profª Alice Thiele
- EBM Conselheiro Mafra
A partir de 2025, o programa será ampliado para mais seis escolas, totalizando 14 instituições, 36 turmas e 781 alunos atendidos. Entre as novas escolas estão:
- EBM Bilíngue Olga Rutzen
- EIM Bilíngue Alves Ramos
- EIM Dr. Blumenau
- EM Bilíngue Erich Abunde
- EM Frederico Sievert
- EM Bilíngue Carlos Manske
-
LEIA TAMBÉM: Região Sul será representada por 2 alunas de escola pública de Blumenau Olimpíada
O secretário de Educação, Alexandre Matias, ressaltou o impacto positivo do primeiro ano do programa e a expectativa para 2025.
“Estamos quase triplicando o número de estudantes beneficiados. Propostas como essa transformam a Educação e a sociedade”, afirmou.
O programa é uma estratégia do Governo Federal que busca implementar o ensino em tempo integral nas escolas públicas, promover o desenvolvimento integral dos estudantes e melhorar os índices de aprendizagem.
Sugestão de pauta