O modelo de concessão em SC pode dividir as rodovias em três lotes
Estado pede concessão da BR-470 e outras três rodovias ao Governo FederalO governo de Santa Catarina solicitou ao Ministério dos Transportes (MT) a concessão das rodovias federais BRs 470, 153, 282 e 480, buscando melhorias na infraestrutura viária e maior segurança nas estradas.
A proposta ocorre enquanto o Governo Lula discute um modelo de concessão “enxuto e inteligente”, segundo o secretário-executivo do MT, George Santoro, que prevê contratos de curta duração e menores exigências de investimentos para as empresas concessionárias.
Embora diversos estados já tenham rodovias definidas para concessões neste formato, o MT ainda estuda a inclusão dos trechos catarinenses.
Santa Catarina, entretanto, figura entre os estados cotados para adotar esse modelo, que tem como objetivo otimizar a administração das estradas com custos mais baixos para as empresas.
Segundo o portal NSC Total, o secretário-adjunto de Infraestrutura de Santa Catarina, Ricardo Grando, explicou que a proposta do MT sugere dividir as rodovias do estado em três lotes, utilizando um modelo híbrido que contempla tanto rodovias federais (BRs) quanto estaduais (SCs).
No entanto, o governo estadual manifestou reservas sobre essa divisão, citando o valor elevado dos pedágios como um obstáculo.
De acordo com informações do NSC, Grando destacou que o modelo proposto pelo Ministério dos Transportes, que estabelece um pedágio de R$ 0,18 por quilômetro rodado – o que representaria um custo de R$ 18 para um trajeto de 100 quilômetros –, é considerado muito alto para os catarinenses.
O secretário-adjunto acrescentou que o governo estadual prefere focar na recuperação das estradas estaduais e, apenas posteriormente, considerar concessões para as SCs.
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A posição de Santa Catarina é, portanto, de apoio à concessão das BRs, mas sem o envolvimento direto das rodovias estaduais até que a infraestrutura seja reformada.
Grando também enfatizou que a prioridade do governo estadual é garantir que as estradas ofereçam condições seguras e adequadas de tráfego, mantendo o controle das rodovias estaduais até a conclusão das obras de revitalização.
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