Nos últimos dias, cerca de 51 escorpiões-amarelos foram capturados em Araquari, em Santa Catarina. A vigilância ambiental, afirma que 45 deles foram encontrados em apenas uma hora. A área foi considerada infestada.
Segundo o Jornal de Pomerode, os escorpiões estavam no pátio de duas empresas no bairro Corveta. O terreno próximo foi analisado, e o acúmulo de pedras tornou o local próprio para os animais.
A identificação da espécie foi confirmada após envio de exemplares ao Laboratório Central de Entomologia da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.
O Tityus serrulatus é conhecido por sua reprodução partenogenética — em que a fêmea não necessita de um macho para gerar filhotes —, o escorpião-amarelo pode ter até 25 filhotes por vez, o que eleva o risco de uma proliferação descontrolada.
Diogo Lopes, diretor de Vigilância em Saúde de Araquari, destacou que uma área infestada oferece um habitat propício à reprodução e sobrevivência dos escorpiões, o que aumenta o risco de disseminação para regiões urbanas.
Para lidar com a situação, a Vigilância solicitou apoio técnico e planeja uma ação de contenção rigorosa e segura para evitar que os animais se espalhem para outros bairros.
Sugestão de pauta