Aos 11 anos, o estudante possui altas habilidades intelectuais.
Kaique Haut Kryzanowski, aluno do 5º ano em Timbó, brilhou no quadro “Pequenos Gênios”, do programa “Domingão com Huck”, da TV Globo. Aos 11 anos, o estudante, que possui altas habilidades intelectuais, se destacou na competição após receber formação em ginástica para o cérebro pelo SUPERA, escola especializada em estímulos cognitivos, onde estuda desde 2023.
Segundo Marcia Priscila Haut, mãe de Kaique, o método do SUPERA ajudou a desenvolver suas habilidades, especialmente no raciocínio lógico, utilizando ferramentas como o ábaco.
A escola teve um papel importante para seu desempenho nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ao incentivá-lo a buscar novos desafios. Kaique foi incentivado pelo SUPERA a participar do programa na TV Globo, uma experiência que, segundo Marcia, trouxe grande satisfação e desafios.
“O Kaique se sentiu animado em poder participar do programa e se sentiu desafiado a buscar pelo conhecimento. Ficou feliz com a vitória no programa e de ter conhecido seus amigos Luan e Liz. Ele está se descobrindo no campo das olimpíadas científicas e busca oportunidades de adquirir conhecimentos e continuar a investir nos seus estudos. Agora, pretende fazer algo relacionado à mecatrônica, pois também faz parte do time de robótica de Indaial e gosta muito de investir nessa área. No futuro, tem o desejo de ser prefeito na nossa cidade, fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirma a mãe.
Michel Schmidt Borges, responsável pela franquia SUPERA em Timbó, ressaltou o orgulho em acompanhar a trajetória de Kaique.
“Estamos honrados por termos o Kaique no nosso quadro de alunos SUPERA e por ter acompanhado esse momento tão especial na vida dele. Parabenizamos o Kaique e demais vitoriosos do programa. Em especial a família do Kaique que o apoia e estimula. Kaique é um verdadeiro exemplo de como a paixão e o esforço podem levar a grandes realizações. Seu amor por matemática, dinossauros e mapas, combinado com seu controle emocional e desenvolvimento pessoal, são apenas o começo de uma jornada brilhante. A combinação de curiosidade intelectual, emocional, motivação para aprender e a capacidade de pensar de forma crítica e criativa são os traços que fizeram o Kaique se aprimorar e ser o campeão”.
• LEIA TAMBÉM: Em Chapecó, aluno leva veneno para escola e causa evacuação; 14 pessoas são hospitalizadas
Os exercícios de ginástica cerebral aplicados pelo SUPERA fortalecem habilidades como concentração, memória e criatividade, atendendo a demanda de crianças com superdotação, que buscam desafios constantes.
A metodologia, fundamentada em estudos científicos, trabalha também o desenvolvimento emocional, incentivando o controle das emoções e a autoconfiança.
Sugestão de pauta