O objetivo real é exclusivamente obter dinheiro, sem a intenção de cumprir as ameaças de atos violentos.
Escolas e estabelecimentos comerciais de diferentes regiões do Brasil têm sido alvos de um novo golpe de extorsão. Criminosos, que agem de forma articulada e buscam informações sobre as vítimas na internet, entram em contato com responsáveis por esses locais, acusando-os de terem colaborado com a polícia na prisão de membros de uma organização criminosa. Durante as ligações, eles fazem ameaças de violência, exigindo dinheiro para “reparar o ocorrido”.
A abordagem visa intimidar e pressionar as vítimas para que realizem depósitos, geralmente por meio de PIX, sob o pretexto de auxiliar no pagamento de advogados. No entanto, o objetivo real é exclusivamente obter dinheiro, sem a intenção de cumprir as ameaças de atos violentos.
Dicas para prevenir o golpe
A Polícia Militar orienta que, caso receba uma ligação suspeita, a vítima tome as seguintes precauções:
1. Desligue o telefone imediatamente. Evite interagir com os criminosos ou fornecer informações.
2. Anote o número da chamada. Isso pode ser útil para o boletim de ocorrência.
• LEIA TAMBÉM: Dezoito suspeitos dos ataques criminosos que ocorreram na Grande Florianópolis são presos
3. Acione a Polícia Militar, se houver necessidade. Em situações de extrema tensão, a presença de uma viatura pode ser um alívio e um fator dissuasivo.
4. Registre um Boletim de Ocorrência. Isso pode ser feito presencialmente na delegacia mais próxima ou pela internet, por meio da Delegacia Virtual, disponível AQUI.
Sugestão de pauta