A expectativa é que a construção melhore o transporte e diminua o tráfego nas áreas adjacentes.
Na última terça-feira (29), o governo de Santa Catarina apresentou imagens inéditas do projeto do túnel submerso que conectará Itajaí a Navegantes, atravessando o fundo do rio Itajaí-Açu.
Essa obra faz parte do Promobis (Programa de Mobilidade Integrada Sustentável da Foz do Rio Itajaí) e é uma das iniciativas mais esperadas para aprimorar a mobilidade na região.
Segundo divulgado pelo portal Visor Notícias, com a assinatura do protocolo de intenções pelo governador Jorginho Melo, o projeto visa estabelecer uma rede de transporte público moderna e promover a mobilidade ativa entre os 11 municípios que compõem a Amfri, incluindo cidades como Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo.
Além do túnel, o Promobis inclui a implantação do primeiro sistema de BRT (Bus Rapid Transit) da região, que contará com ônibus totalmente elétricos, e uma proposta voltada para a mobilidade ativa em Balneário Camboriú, incentivando o uso de bicicletas.
• LEIA TAMBÉM: Governo descarta retorno do horário de verão em 2024
A expectativa é que a construção do túnel submerso melhore o transporte e diminua o tráfego nas áreas adjacentes, proporcionando uma experiência diferenciada tanto para motoristas quanto para passageiros.
Com o apoio financeiro do Banco Mundial, o Promobis busca promover um sistema de transporte mais sustentável e interconectado, trazendo inovações significativas para a mobilidade na região.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta