Um raro fenômeno atmosférico conhecido como “arco-íris de fogo” foi registrado no céu de Picos, cidade localizada a 311 km de Teresina, na tarde deste sábado (26).
O fenômeno chamou a atenção dos moradores e foi capturado em diversas imagens. O “arco-íris de fogo” é raro porque para sua formação são necessárias condições específicas envolvendo a luz solar e as nuvens.
O fenômeno ocorre quando os raios solares atravessam os cristais de gelo presentes em nuvens chamadas cirros, situadas na alta troposfera, a cerca de 10 mil metros de altitude.
Para que o efeito de prisma aconteça, o sol precisa estar em uma posição específica, com uma altitude mínima de 58 graus acima do horizonte, permitindo que a luz seja refratada e forme o espectro de cores no céu.
As nuvens cirros, que contribuíram para o fenômeno, são compostas por minúsculos cristais de gelo e se caracterizam pela aparência de finos novelos brancos, devido à ação dos ventos em grandes altitudes e às baixas temperaturas, inferiores a 0°C.
-
LEIA TAMBÉM: El Nino, fenômeno traz instabilidades ao clima de SC
O registro do “arco-íris de fogo” em Picos encantou os moradores e rapidamente ganhou destaque nas redes sociais, onde as fotos foram amplamente compartilhadas.
As informações são do G1 e os registros de moradores locais.
ASSISTA AO VÍDEO
Sugestão de pauta