Na noite da última segunda-feira (23), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) efetuou a prisão de um homem envolvido em uma série de crimes de estelionato em Blumenau.
O suspeito, de 26 anos, fazia parte de uma quadrilha especializada em aplicar golpes de falsa entrega, utilizando informações pessoais das vítimas para cometer os crimes.
O esquema criminoso funcionava da seguinte forma: o motoboy, munido de dados como nome, endereço e data de aniversário da vítima, se apresentava na residência alegando que havia uma entrega de presente, mas que a taxa de frete deveria ser paga com cartão.
Aproveitando-se da ocasião, ele clonava as informações do cartão para realizar saques posteriores ou alterava o valor da transação sem que a pessoa percebesse, repetindo a operação sob o pretexto de um erro.
A prisão ocorreu na última terça-feira (22) , após os policiais identificarem um homem em uma motocicleta com características compatíveis às imagens registradas por câmeras de segurança.
Durante a tentativa de fuga, ele arremessou uma máquina de cartão, que foi posteriormente recuperada. A equipe das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) conseguiu interceptá-lo e, com ele, apreenderam 3 máquinas de cartão de crédito.
Além de um dispositivo “chupa-cabra” (usado para coletar dados de cartões), dois celulares, uma cesta de chocolates e a motocicleta utilizada nos golpes.
Esse é o segundo suspeito preso em Blumenau por envolvimento nesse tipo de estelionato. Natural de São Paulo, o homem atuava junto a uma quadrilha que obtinha dados das vítimas e enviava os criminosos disfarçados de motoboys para executar os golpes.
Sugestão de pauta