Mais de 247 mil trabalhadores habilitados para receber o abono salarial em setembro ainda não fizeram o saque, somando R$ 228,65 milhões em valores disponíveis, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.
O prazo para retirada dos valores vai até 27 de dezembro, e os pagamentos podem ser feitos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.
Para trabalhadores com conta na Caixa Econômica Federal, o pagamento do abono é feito preferencialmente por crédito em conta corrente, poupança ou digital.
Aqueles que possuem conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa podem receber o valor pelo aplicativo Caixa Tem.
Quem não tem conta na Caixa pode sacar em agências, casas lotéricas, terminais de autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui ou demais canais de pagamento.
No Banco do Brasil, os pagamentos são efetuados por crédito em conta bancária, transferência via TED, PIX ou presencialmente nas agências.
Para os não correntistas e quem não possui PIX, a retirada pode ser feita diretamente nas unidades de atendimento do banco.
Segundo a Agência Brasil, para receber o abono, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos:
- Estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) há pelo menos cinco anos, contados a partir do primeiro vínculo empregatício.
- Ter recebido até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o PIS ou PASEP durante o ano-base considerado para o benefício.
- Ter exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base 2021.
- Ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
- Trabalhadores que solicitaram revisão do abono por meio de recurso administrativo terão os pagamentos emitidos mensalmente, no dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente.
-
LEIA TAMBÉM: PIS-Pasep 2024: pagamento do abono salarial começa nesta quinta
Para mais informações, é possível consultar a Carteira de Trabalho Digital, o portal GOV.BR, ou entrar em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho pelo telefone 158.
Os trabalhadores habilitados devem ficar atentos ao prazo final para garantir que não percam o direito ao benefício.
Sugestão de pauta