A aposentada Rosina Hadlich tem 63 anos. Moradora de Indaial, ela vende orelhas de gato nas ruas para complementar a renda e, principalmente, ajudar a neta que é atleta e não recebe apoio oficial para participar de competições.
Em julho deste ano, a aposentada fez um comentário em uma rede social, sem imaginar a dor de cabeça que viria depois. Ela criticou o prefeito de Indaial, André Moser, e o candidato do PL à prefeitura, Silvio César da Silva (que foi chefe de gabinete de Moser e secretário de Finanças). O post da idosa foi este:
Após a publicação, Moser e Silvio ingressaram na Justiça com uma ação de danos morais contra a aposentada pedindo R$ 20 mil.
Alegaram que o comentário da idosa tem “forte caráter abusivo e ofensivo” e que as afirmações são “humilhantes”.
No processo, o pedido de tutela antecipada, ou seja, a remoção do comentário antes do fim do trâmite judicial, foi negado pelo juiz.
O magistrado considerou que por se tratarem de figuras públicas “estão sujeitos a maior exposição, julgamentos e críticas da mídia e da sociedade como um todo“.
Ele ainda citou o Artigo 220 da Constituição Federal que garante a liberdade de expressão.
Rosina entrou em contato com a página de humor indaial_mil_e_grau e pediu ajuda.
A página de humor também foi processada pelo candidato do PL, que pediu ao juiz a remoção da página durante o período eleitoral. O pedido foi negado pela Justiça. “Seria censura”, comentou o juiz na decisão.
>> LEIA MAIS: “Seria censura”, diz juiz a candidato do PL em Indaial que tentou remover página de humor
O caso da aposentada ainda está tramitando. A página de humor que Rosina entrou em contato decidiu pedir apoio financeiro da população para ajudar a neta a participar das competições esportivas.
Sugestão de pauta