Esse fenômeno já havia sido registrado em vários municípios de Santa Catarina na segunda quinzena de agosto.
Nesta terça-feira (3), Santa Catarina foi novamente coberta por uma densa camada de fumaça devido às queimadas que afetam diversas regiões do Brasil. A presença da fumaça foi confirmada pela Epagri e pode ser observada nas imagens de satélite que mostram sua extensão sobre Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
A previsão indica que a fumaça permanecerá sobre o estado até quinta-feira (5), quando uma frente fria deve alterar a direção dos ventos.
Entre esta terça e quarta-feira (4), os ventos provenientes do Nordeste e Noroeste contribuirão para a persistência da fumaça, resultando em um céu acinzentado e tons avermelhados durante o amanhecer e o pôr do sol. Esse fenômeno já havia sido registrado em vários municípios de Santa Catarina na segunda quinzena de agosto.
• LEIA TAMBÉM: Fumaça de queimadas da Amazônia chega a SC e piora qualidade do ar
Em agosto, o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas, conforme dados do “Programa Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), marcando o pior resultado para o mês desde 2010, quando foram detectados 90.444 focos. Em Santa Catarina, já foram contabilizados 1.311 focos de incêndio este ano, superando o total de 1.000 focos registrados durante todo o ano passado.
As condições meteorológicas atuais, com baixa umidade e temperaturas elevadas, favorecem a propagação de queimadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de risco potencial para a baixa umidade do ar em diversos estados, incluindo Santa Catarina.
Sugestão de pauta