A ocorrência foi registrada pelo ProFRANCA.
Na manhã da última segunda-feira (26), uma baleia-macho da espécie Bryde (Balaenoptera sp.) foi encontrada morta na Praia do Rosa, em Imbituba, localizada no Sul de Santa Catarina.
A ocorrência foi registrada pelo ProFRANCA, um projeto dedicado ao estudo das baleias-francas ao longo do litoral brasileiro.
Karina Groch, diretora do ProFRANCA, destacou que a equipe está investigando o caso.
“Estamos estudando o caso, com nossa equipe mobilizada. As baleias de bryde são relativamente costeiras e já foram avistadas algumas vezes em nosso litoral”, explicou.
Os exemplares adultos dessa espécie podem atingir até 15,5 metros de comprimento e pesar cerca de 26 toneladas.
• LEIA TAMBÉM: Baleia-Franca é avistada em Florianópolis durante temporada de migração
A Praia do Rosa integra o Trecho 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), sob a responsabilidade do Instituto Australis. A necropsia do animal será conduzida pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Laguna.
Além do PMP-BS, também foi acionado o Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca.
O ProFRANCA é uma iniciativa do Instituto Australis, com apoio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Sugestão de pauta