A residência das vítimas continua sendo o local predominante das agressões
Em 2024, o Ligue 180 tem recebido uma média de 12 denúncias diárias em Santa Catarina, evidenciando uma escalada preocupante nos casos de violência doméstica no estado.
Segundo o Ministério das Mulheres, até julho, a Central de Atendimento à Mulher acumulou 2.611 denúncias, o que representa um aumento de 29,77% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 2.012 casos. No âmbito nacional, o número de registros alcançou 84,3 mil.
No estado, das denúncias recebidas, 1.394 foram feitas diretamente pelas vítimas, enquanto 1.216 foram realizadas por outras pessoas.
A residência das vítimas continua sendo o local predominante das agressões, com 1.037 casos reportados neste contexto.
• LEIA TAMBÉM: Polícia Civil de Blumenau age com sucesso e efetua prisões por violência doméstica e tráfico de drogas
A faixa etária mais afetada em Santa Catarina é a de mulheres entre 40 e 44 anos, com um total de 464 denúncias. Além disso, as mulheres brancas predominam entre as vítimas, com 1.606 registros. A maioria das agressões é perpetrada por parceiros ou ex-parceiros, totalizando 993 casos.
Santa Catarina conta com 101 serviços dedicados ao atendimento de mulheres vítimas de violência, enquanto o Brasil possui um total de 2.588 serviços disponíveis, que podem ser localizados por meio do painel no site do Ministério das Mulheres.
Sugestão de pauta