Curiosamente, os pilotos não solicitaram apoio de emergência.
Nesta sexta-feira, 9 de agosto, a cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, foi palco de uma tragédia envolvendo um avião da Voepass, antiga Passaredo.
A aeronave, um turboélice ATR-72, caiu em um condomínio residencial no bairro Capela, resultando na morte de todos os 62 ocupantes, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.
O avião havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h50, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave foi fabricada em 2010 e estava em situação regular.
Equipes de emergência, incluindo o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar, foram rapidamente mobilizadas para o local do acidente, que fica nas proximidades da rodovia Miguel Melhado (SP-324).
De acordo com Osmir Cruz, secretário de Segurança de Vinhedo, a aeronave caiu perto de uma residência, mas felizmente, nenhuma pessoa em solo ficou ferida.
Dados da plataforma de monitoramento de voos Flight Radar indicam que o avião realizou uma curva abrupta por volta das 13h21, caindo cerca de 4 mil metros em um minuto.
A Anac informou que irá monitorar o atendimento oferecido pela companhia aérea aos familiares das vítimas e adotar as providências necessárias para investigar a situação da aeronave e dos tripulantes no momento do acidente.
A Força Aérea Brasileira já encaminhou investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para o local do desastre, enquanto a Polícia Federal abriu uma investigação para apurar as causas e responsabilidades do acidente.
Especialistas em segurança de voo, acidentes aéreos e identificação de vítimas serão enviados para auxiliar nas investigações.
Os pilotos não solicitaram apoio de emergência ao aeroporto de Viracopos, o terminal mais próximo do local do acidente, situado na região de Campinas (SP).
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador do Paraná, Ratinho Junior, anunciaram que estão a caminho de Vinhedo. Em um evento em Santa Catarina, o presidente Lula pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas.
• LEIA TAMBÉM: Aposentados do INSS podem comprar passagens de avião a R$200 pelo Voa Brasil
Nota da Voepass
A Voepass Linhas Aéreas confirmou o acidente envolvendo o voo 2283, operado pela aeronave PS-VPB, que decolou de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP).
A companhia informou que todos os recursos foram acionados para prestar suporte às vítimas e seus familiares. Um serviço de atendimento foi disponibilizado pelo telefone 0800 9419712, funcionando 24 horas por dia.
A Voepass ainda não divulgou informações detalhadas sobre como o acidente ocorreu ou sobre a situação dos ocupantes no momento do impacto.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta