Nascido em 19 de abril de 1922, Orthmann começou sua vida profissional aos 12 anos.
Walter Orthmann, o funcionário mais longevo do mundo, faleceu nesta sexta-feira (2), aos 102 anos. Orthmann fez história ao entrar para o Guinness Book por sua notável carreira de 86 anos na RenauxView, uma empresa de tecidos em Brusque, no Vale do Itajaí.
A RenauxView confirmou a notícia, destacando a profunda perda que sua ausência representa para o dia a dia da empresa. Em um comunicado, a organização expressou solidariedade à família de Orthmann, ressaltando seu papel crucial na trajetória da empresa.
Nascido em 19 de abril de 1922, Orthmann começou sua vida profissional aos 12 anos, trabalhando na roça. Em 17 de janeiro de 1938, foi contratado pela RenauxView, então com 15 anos.
Durante sua longa carreira, Orthmann colaborou com diversos diretores, estabelecendo laços comerciais e pessoais em praticamente todos os estados do Brasil.
Em uma entrevista de 2020, Orthmann relembrou o primeiro contato com uma calculadora, trazida da Alemanha pelo então diretor Roland Renaux. No início, desconfiado da nova tecnologia, conferia manualmente os cálculos feitos pela máquina.
• LEIA TAMBÉM: Moradora de Brusque morre no RS após saída de pista seguida de capotamento
Orthmann também compartilhou suas dicas para uma vida longa e saudável, enfatizando a importância de cuidar da saúde, realizar check-ups regulares, manter uma alimentação equilibrada, dormir bem e controlar o estresse. Ele acreditava em viver de maneira tranquila, sem inimigos e fazendo o que se gosta.
“Não fique nervoso, faça tudo rindo. Faça só o que gosta de fazer. Eu gosto de trabalhar aqui na empresa, gostava de viajar (a trabalho), e assim você nem sente o tempo passar. Não tenha inimigos. Peça desculpas. Viva tranquilo. A vida é só uma passagem aqui na Terra, aproveite, faça o que você quiser”, disse Orthmann ao NSC.
A história de Walter Orthmann é um exemplo inspirador de dedicação e paixão pelo trabalho, deixando um legado que continuará a ser lembrado por muitos anos.
Sugestão de pauta