O modelo de negócio inovador e sustentável do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) foi o destaque no evento “Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias de Promoção do Turismo”, realizado na tarde do dia 20 de junho no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.
Promovido pelo Sebrae, em parceria com a Embratur, o encontro reuniu importantes lideranças para discutir formas de fortalecer o turismo na região.
Estiveram presentes no evento o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o presidente do Sebrae Nacional, Décio Neri de Lima.
Representando o CIMVI, participaram o presidente Valcir Ferrari e a gestora de Turismo e Cultura, Arlete Regilene Scoz, acompanhados por diversos prefeitos, vereadores, e empresários do Vale Europeu Catarinense.
Durante o evento, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Neri de Lima, destacou a importância de apoiar micro e pequenas empresas, que compõem 90% do setor de turismo no Brasil. Ele mencionou o programa de crédito “Acredita”, que oferece linhas de crédito e suporte técnico a esses microempreendedores.
>>LEIA TAMBÉM: Artesãos do Vale Europeu Catarinense brilham na FEINCARTES com novas coleções e geram renda para a região
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, enfatizou o papel da agência em promover o turismo brasileiro e projetar ações para destacar os roteiros turísticos do Vale Europeu tanto nacional quanto internacionalmente. Ele destacou a importância de utilizar ferramentas de dados para ajudar gestores a potencializar o turismo na região.
A deputada federal Ana Paula Lima reforçou a necessidade de intensificar ações no setor turístico em Santa Catarina, que gerou 5 mil novos empregos em 2023 e possui mais de 98 mil empreendimentos ligados ao turismo.
CIMVI Apresenta Cases de Sucesso em Turismo e Cultura
O CIMVI aproveitou a oportunidade para destacar suas iniciativas no setor de turismo e cultura, apresentando a marca Vale Europeu Catarinense. Entre os investimentos mencionados por Valcir Ferrari, estão a regulamentação e certificação de meios de hospedagem, a criação de uma coleção de produtos artesanais com identidade cultural, e o sucesso do Circuito de Cicloturismo, pioneiro no Brasil.
Valcir Ferrari também ressaltou a importância da parceria com o Sebrae no projeto de reposicionamento de produtos artesanais, que envolveu mais de 60 artesãos locais e resultou na participação na maior feira de artesanato da América Latina, em São José.
Mostra de Artesanato Valoriza Cultura Local
Durante o evento, foi realizada uma mostra com peças e produtos do programa de Desenvolvimento Artesanato Ouro, que envolveu 60 artesãos do Vale Europeu. As peças, criadas com base na identidade cultural da região, foram elogiadas pelas autoridades presentes, que destacaram o talento e a criatividade dos artesãos.
Os municípios integrantes das ações de Turismo e Cultura do CIMVI incluem Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
As autoridades presentes foram presenteadas com peças artesanais, levando um pouco da cultura local para a capital nacional.
O evento consolidou o compromisso do CIMVI e suas parcerias em fortalecer o turismo e a cultura do Vale Europeu Catarinense, reafirmando a importância de ações conjuntas para promover o desenvolvimento sustentável da região.
Sugestão de pauta