A imagem de um bebê de três meses com uma embalagem de bolo no lugar da máscara de oxigênio ganhou as redes sociais esta semana. O caso aconteceu no Hospital Municipal de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte.
O bebê foi internado no sábado (8) com suspeita de bronquiolite e aguardava transferência para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Três dias depois a situação se agravou e a equipe do hospital resolveu improvisar uma máscara de oxigênio usando a tampa de plástico de uma embalagem de bolo.
Segundo a médica Ellenn Salviano, a criança passou cerca de quatro horas com a máscara improvisada. Ela explicou que o bebê começou a ter dificuldades de respirar, apresentava quadro de fadiga e estava cianótico (com a coloração azulada na pele, que indica oxigenação insuficiente do sangue).
“O quadro poderia evoluir para uma parada cardiorrespiratória. Era impossível esperar, precisávamos agir e resolvemos improvisar”, disse a médica.
A “gambiarra” permitiu que a criança ficasse estável até a chegada de materiais emprestados de outro hospital da cidade.
Segundo a Ellenn, que atua na área médica há 9 anos (a maior parte do tempo em hospitais públicos e no Samu), atitudes como esta são mais comuns do que parece.
O que diz o hospital
O hospital que não tinha o equipamento adequado para o bebê informou que não é referência em atendimento de urgência infantil.
>>LEIA TAMBÉM: Vazamento de amônia em empresa de Chapecó deixa 18 pessoas hospitalizadas
Quando deu entrada, a criança tinha desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, rinorreia (que é o corrimento excessivo de muco nasal), vômitos e diarreia.
O bebê foi transferido na terça-feira (11) para Natal, onde passou a receber tratamento no Hospital Infantil Varela Santiago. Ele já recebeu alta da UTI e continua em tratamento na enfermaria.
Bronquiolite
A bronquiolite é a inflamação dos brônquios que gera muita preocupação para mães de bebês e crianças pequenas.
Em abril deste ano, a Anvisa autorizou a vacinação de gestantes para prevenir o vírus que causa a inflamação no trato respiratório. Veja mais informações sobre a vacina contra bronquiolite neste link.
Sugestão de pauta