Você já se deparou com uma imagem que chamava a atenção e pensou em usá-la para fins pessoais? Você acha que qualquer imagem que você vê online pode ser usada sem qualquer consideração ética? Se sim, você pode se colocar em perigo, pois é ilegal usar imagens de terceiros sem permissão.
Sim, você ouviu direito. O uso não autorizado de fotos online pode trazer consequências terríveis para você. Você gostaria de ser vítima de problemas que nunca imaginou? Definitivamente não. Mas o que você deve fazer para manter você ou sua empresa protegidos das piores situações?
Bem, se você não sabe, não precisa se preocupar. Elaboramos este artigo para alertá-lo sobre possíveis penalidades que você pode enfrentar ao transmitir imagens de outras pessoas como suas. Além disso, mencionamos algumas práticas preventivas que podem protegê-lo de ser penalizado.
Portanto, se você não quer colocar você ou sua marca em risco, leia este artigo até o fim. Então, pronto para mergulhar? Vamos começar.
Possíveis Consequências Do Uso Não Autorizado De Imagens
Quer você use uma imagem roubada para fins educacionais sem fins lucrativos ou para marketing de sua marca, ambos são considerados roubo de imagem. Você está provocando os seguintes resultados, seja propositalmente ou acidentalmente, ao se envolver em tais atividades.
-
Greve de direitos autorais
Os direitos autorais são uma proteção que dá autoridade aos criadores originais para tomar medidas contra o uso indevido de seus recursos visuais. Ao descobrir que você cometeu uso ilegal de suas fotos, os proprietários das imagens podem registrar um aviso de direitos autorais que pode perturbar sua presença online.
Os proprietários de imagens geralmente entram em contato com provedores de serviços, como mecanismos de busca e plataformas de mídia social, para agir contra a violação de direitos autorais. Para salvar a propriedade intelectual dos criadores originais, estas empresas agem imediatamente contra os infratores.
Se você exibir imagens de outras pessoas em seu site ou perfis sociais, as respectivas autoridades poderão solicitar que você remova permanentemente essas imagens. Se você ignorá-lo, sua conta ou site poderá ser banido.
-
Danos monetários
O uso ilegal de imagens existentes pode levar a penalidades financeiras severas, especialmente quando você usa intencionalmente fotos protegidas por direitos autorais para obter ganhos monetários. Pode ser necessário devolver uma determinada porcentagem ou todo o lucro obtido com as imagens aos criadores originais.
Não é apenas o lucro; o proprietário da imagem pode apelar às agências de proteção de direitos autorais para cobrar multas pesadas de você. Caso o criador original enfrente qualquer tipo de perda financeira devido ao roubo de imagens, a penalidade financeira pode se transformar em cobranças severas.
O dinheiro que você paga como punição geralmente se destina a compensar os danos que os proprietários suportam devido à exploração de seus ativos intelectuais.
-
Implicações legais
Além de pagar uma indenização, se o caso for a tribunal, você também poderá enfrentar implicações legais. Normalmente, você tem que lidar com essas situações quando se envolve repetidamente no uso ilegal de recursos visuais de outras pessoas. O uso frequente e não autorizado reflete você como um desonesto intelectual.
Se você utilizar uma imagem para o seu negócio, as implicações legais poderão prejudicar significativamente sua credibilidade. Seus parceiros ou clientes começam a perder a confiança em você ao descobrirem que você está envolvido em atividades ilegais. Em última análise, isso resulta na destruição da imagem profissional da sua empresa.
Juntamente com as perdas de fiabilidade, as custas judiciais e outras despesas legais impõem um fardo extra às suas finanças. Ter que lidar com todas essas consequências pode sobrecarregá-lo.
Métodos para evitar penalidades por roubo de imagens
Existem diferentes maneiras de fazer uso justo das fotos que você gosta na internet. Assim, você não precisa se envolver no uso não autorizado de imagens. Aqui estão alguns métodos práticos que evitam penalidades associadas ao uso indevido de recursos visuais de outras pessoas.
-
Peça Permissão Ao Proprietário Da Imagem
Sempre que você encontrar uma imagem que considere benéfica para você, peça permissão ao criador original antes de usá-la. Essa prática sinaliza ao proprietário da imagem que você realmente respeita o tempo, a energia e os recursos investidos na criação dessa imagem.
No entanto, às vezes fica difícil descobrir quem é o dono da imagem, especialmente quando você a encontra em uma plataforma de mídia social. Bem, nesse sentido, você pode obter ajuda de uma ferramenta eficiente de pesquisar imagem. Esta ferramenta informa onde uma imagem aparece online.
Então, você só precisa pesquisa por imagem em uma ferramenta pesquisa por imagem para encontrar seu proprietário. Depois de obter permissão, você poderá usar essa imagem em qualquer lugar sem medo.
-
Use Imagens Com Licença Clara
Ao procurar imagens para usar, pessoas como você costumam explorar plataformas de banco de imagens que possuem uma vasta coleção de imagens HD. No entanto, lembre-se de que todas as imagens presentes nesses utilitários da web não são de uso gratuito. Você tem que pagar por algumas imagens para obter uma licença para usá-las.
Além disso, as imagens que estão disponíveis para download gratuito devem ser utilizadas respeitando os termos de licenciamento. Portanto, antes de salvar uma imagem gratuita de qualquer plataforma, leia os termos de licença e verifique para quais finalidades você pode utilizar a imagem.
Com um entendimento completo dos termos de uso, você pode evitar o uso restrito dessas imagens. Conseqüentemente, você permanece protegido de todos os tipos de penalidades.
-
Pratique adequadamente atributos
Outra forma útil de fazer uso justo de imagens online é dar crédito ao proprietário da imagem. Quer você consiga obter permissão ou não consiga entrar em contato com o criador original, você deve incluir a atribuição. Esta prática indica ao proprietário e aos espectadores que você respeita os direitos autorais.
Ao atribuir uma imagem, mencione o nome do criador original, o título da imagem e a finalidade de uso. Você também pode incluir detalhes da agência de proteção de direitos autorais na qual a imagem está registrada. Todos esses detalhes falam claramente da sua honestidade intelectual.
Usar uma imagem com atribuição adequada não se enquadra na violação de direitos autorais. Em vez disso, aumenta sua credibilidade aos olhos de seus seguidores e dos criadores originais.
Resumindo
Cada imagem que você encontra na internet pertence a um criador criativo, marca, organização, instituto ou outros. Eles têm o direito de controlar o uso de seus recursos visuais. Portanto, você não pode usar essas imagens sem qualquer consideração ética.
Acima, explicamos detalhadamente com o que você pode ter que lidar ao fazer uso não autorizado de imagens de outras pessoas. Além disso, fornecemos algumas dicas para evitar o uso indevido de fotos online. Esperamos que você leve isso em consideração no futuro e faça uso justo das imagens.
Sugestão de pauta