Um policial do BOPE, a tropa de elite da Polícia Militar no Rio de Janeiro, foi morto durante uma operação policial no Complexo da Maré, na Zona Norte da cidade. Segundo a PM, ele foi identificado como Jorge Galdino Cruz.
Outro policial também foi baleado e socorrido para o hospital. A operação deixou mais dois mortos que seriam seguranças do tráfico, conforme a PM.
Em represália, os traficantes fecharam três das vias expressas mais importantes do Rio, a Avenida Brasil, a Linha Vermelha e a Linha Amarela. Um ônibus foi incendiado na Avenida Brasil, na altura da Fundação Oswaldo Cruz ( Fiocruz).
A Fiocruz acionou o protocolo de segurança em que os funcionários que estavam no prédio não puderam deixar o local. Quem precisava chegar à fundação, foi dispensado.
>>LEIA MAIS: Homem e mulher são presos com mais de 300 gramas de drogas variadas e 12 comprimidos de ecstasy em Blumenau
Moradores da Maré foram impedidos de sair de casa em função do tiroteio que deixou cerca de 15 mil estudantes sem aulas. A ong Redes da Maré publicou nas redes sociais que tiros e bombas começaram a ser ouvidos desde as primeiras horas da manhã.
É a 16ª operação policial do ano no conjunto de 17 comunidades onde moram cerca de 140 mil pessoas.
Dois suspeitos foram presos e uma pistola foi apreendida. Durante a ação, os policiais localizaram um esconderijo de drogas na Maré, que também seria utilizado para embrulhar os entorpecentes.
Sugestão de pauta