Encontrar alguém pescando é uma cena comum no município de Timbó. A cidade é cortada por dois rios, o Benedito e o Rio dos Cedros, que se encontram no centro.
O Rio Benedito nasce no município de Doutor Pedrinho, na divisa com Rio Negrinho. Segundo a prefeitura, nome provém do latim “bennedicto” (o abençoado), em alusão à sua grande biodiversidade. É essa diversidade que atrai pescadores em pontos diferentes da cidade.
A equipe do Misturebas News conversou com algumas pessoas que dedicam horas à uma boa pescaria.
Há quatro anos, o supervisor de produção José Barbosa reúne o material de pesca e pára na curva do Gadotti. “Aqui tem muito bagre, carpa, traíra e tilápia”, ele diz.
O curioso é que José não gosta de comer peixe. “Ou eu solto de novo na água ou levo para a minha avó”, ele conta.
No mesmo local conhecemos o açougueiro Jhon Wendel, recém chegado do Pará, pescando com a irmã Meline Vitória Gomes, de 12 anos. “A gente cresceu pescando no sítio da minha vó, mas eu gosto mesmo é de pescar com arpão. Aqui vim trazer minha irmã que é apaixonada por pesca”, afirmou Jhon.
Meline confirma o que disse o irmão: “eu amo pescar!! Sou paciente e só saio quando consigo um bom peixe”, diz a menina.
>>LEIA MAIS: Corpo no Rio Benedito: mistério cerca a morte de Renan Pereira
Outro ponto da cidade que atrai os pescadores é o Parque Henry Paul, no centro. Ali, encontramos a costureira Irene Elias, 64 anos, que, por enquanto, só tinha um lambari no balde.
“De manhã peguei quatro grandes, agora está um pouco fraco, mas ao final da tarde eles começam a aparecer de novo”, afirmou. Mas para Irene pegar os peixes é o que menos importa.
“Pescar para mim é uma terapia, me curei de uma doença grave e assim ocupo a cabeça, me divirto e faço amigos”, afirma.
Irene e o marido Ildefonso Barreto, 70 anos, estão rodando o País em um motorhome. “Nosso primeiro sonho foi ter uma casa na praia. Aposentamos, compramos e ficamos lá um olhando para a cara do outro. Aí veio a ideia de vender a casa e cair na estrada”, conta. O casal já passou por 17 estados e a pesca faz parte das paradas pelo País.
Sugestão de pauta