A 10ª edição do Desafio dos Rochas encerrou neste domingo (26/5) em Pomerode (SC), marcando uma década de forte emoção e adrenalina. Com a participação de 1.050 ciclistas em diversas categorias, como Gravel, Pro, Sport, Amador, Cicloturismo, Rochinhas Kids e Rochinhas Balance, o evento solidificou seu lugar como um dos principais campeonatos de Mountain Bike do Brasil.
A competição, sediada no Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira, contou com um percurso desafiador que levou os participantes por Blumenau (Vila Itoupava), Massaranduba, Jaraguá do Sul e Rio dos Cedros, especialmente na categoria Gravel de 100 milhas.
José Carlos Rocha, organizador do evento, descreveu a emoção que envolveu desde as homenagens até a recepção de cada ciclista, destacando a sensação de dever cumprido ao final.
>>LEIA TAMBÉM: Equipes das Prefeituras de Rodeio e Pomerode ajudam em operação no RS
O Desafio dos Rochas não se destaca apenas pela competição técnica, mas também pela variedade de atrações que complementam o campeonato. Além da Expo Desafio, o evento ofereceu uma feira de exposições, praça de alimentação, estrutura de lazer, atrações culturais e turísticas, jantar e baile, proporcionando uma experiência única para atletas, voluntários e familiares.
Este ano, o Desafio dos Rochas expandiu sua programação para três dias. A abertura oficial ocorreu na sexta-feira (24/5), seguida por um dia cheio de provas e atividades, incluindo uma emocionante cerimônia de homenagem aos envolvidos na história de uma década do evento.
No domingo (26/5), os competidores enfrentaram as provas finais, enquanto o público desfrutava de apresentações culturais e musicais.
Ao todo, o evento percorreu 460 quilômetros de trilhas e contou com a participação de mais de 350 pessoas trabalhando, muitas delas voluntárias, garantindo a segurança e a excelência da competição.
Pódios e resultados
Entre os competidores, se destacou no pódio elite a atleta Ana Luísa Panini, na categoria Pró 100 quilômetros, completando a prova com tempo de 5h47min. Nas redes sociais, a campeã comemorou e parabenizou o evento.
“Aquele dia em que tudo dá certo, excelentes sensações e muita diversão. Parabenizo a organização do Desafio dos Rochas, estava tudo impecável, percurso lindo de 100 quilômetros, com 2,8 mil metros de altimetria”, declarou.
O destaque masculino foi Gabriel Metzger, na categoria Pró 100 quilômetros, com o tempo de 4h12min. Todos os detalhes e resultados, com nomes dos vencedores, categorias, tempos e demais informações estão disponíveis no site oficial do evento.
Sugestão de pauta