Na tarde da última quarta-feira, 15, Cláudio Tomasoni, 49 anos, recebeu uma ligação meia hora após ter saído de casa, no bairro Glória, em Rodeio. “Era o vizinho dizendo que minha casa estava pegando fogo”, conta. Na residência moravam quatro pessoas, pai e três filhos. Ninguém estava na casa quando o fogo começou.
A filha de Cláudio, Victória, 22 anos, foi a primeira a chegar. “Os bombeiros já tinham sido chamados, o fogo consumiu tudo, não tinha mais o que fazer”, lamenta.
Cinco dias após o incêndio, a equipe do Misturebas News foi com Cláudio e Victória até ao local para ver os estragos. Poucas paredes se mantiveram em pé. O teto da maior parte da casa desabou. Tudo o que a família tinha agora é uma mistura de escombros e cinzas.
Os olhos de Cláudio se enchem de lágrimas e é difícil segurar o choro ao falar da casa que ele construiu e viveu durante quase 30 anos.
“A gente já tinha perdido os móveis na enchente de 2011, mas agora perdemos até a casa, de uma hora para outra ficamos sem nada”, diz.
A maior parte do que não desabou foi condenada pela Defesa Civil e terá que ser demolida.
Fogo começou no quarto
Segundo a família, os bombeiros informaram que o fogo, provavelmente, começou em um dos quartos depois de um curto-circuito.
“Sinto muita tristeza em ver tudo ir embora assim, mas sabemos que foi sorte o incêndio acontecer durante o dia e com ninguém em casa. Estamos todos bem e a única coisa que podemos fazer agora é recomeçar do zero”, diz Cláudio.
Victória afirma que, apesar da perda, a família está sendo acolhida por vizinhos e amigos. “Nos deram uma casa para morar sem precisar pagar aluguel e pelo tempo que precisarmos; já recebemos alguns móveis, materiais de construção e muitas roupas”.
Solidariedade
A família abriu uma vaquinha na internet – clique aqui. As doações também podem ser feitas por PIX na chave 109.849.089-43 (CPF) em nome de Victória Tomasoni.
Confira a entrevista completa:
Sugestão de pauta