Há 13 anos, Ronaldo de Moraes, 43 anos, e Sidnei de Oliveira, 42 anos, resolveram largar os empregos e montar a própria empresa de refrigeração. A RM Refrigeração funciona em Indaial, no bairro Encano do Norte, com 9 funcionários. Atende de pequenos a grandes mercados construindo câmaras frias onde são guardados alimentos perecíveis, congelados e bebidas, por exemplo.
O galpão onde foi montada a empresa tem cerca de 400 metros quadrados e foi projetado, das paredes ao teto, para produzir menos calor.
“A ideia desde o início era criar um local que fosse confortável trabalhar”, disse Sidnei.
Além das paredes e teto térmicos, o galpão utiliza energia solar, mas não é só isso.
Todo resíduo gerado pela empresa é aproveitado ou ganha destino certo.
O papelão, por exemplo, é reunido e entregue a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que vende e gera renda para os projetos da associação.
O isopor é reaproveitado na montagem das câmaras frias e o óleo de cozinha vira sabão e é entregue, por exemplo, no posto de saúde que fica em frente. “Dessa forma, conseguimos dar um retorno à comunidade”, afirma Ronaldo.
Além disso, a empresa de refrigeração sedia palestras sobre temas variados, em benefício da população local.
>>LEIA TAMBÉM: 1° Workshop “O Código dos Comportamentos” chega a Indaial para potencializar o empreendedorismo e os resultados financeiros
Todas essas medidas garantiram à RM o Selo Verde, um certificado de qualidade ambiental fornecido pela prefeitura de Indaial. O selo foi instituído em 2021 e lista 50 medidas ambientais importantes.
As empresas vão somando pontos para adquirir a certificação. Até hoje, apenas 4 empresas foram contempladas, sendo a RM a única de pequeno porte.
“O selo verde não garante nenhum benefício fiscal, mas é o reconhecimento do trabalho que fazemos os prol do meio ambiente e de nossa comunidade “, concluiu Ronaldo.
Confira a reportagem completa abaixo:
Sugestão de pauta