Sete municípios emitiram Decretos de Situação de Emergência.
Entre os dias 11 e 16 de abril, Santa Catarina foi atingida por chuvas intensas, com a Grande Florianópolis sendo a região mais impactada.
Segundo o Relatório da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), até o momento, 30 cidades registraram ocorrências, com destaque para Palhoça, São João Batista, Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba.
Sete municípios emitiram Decretos de Situação de Emergência, com processos em análise para homologação pelo Estado. Os danos incluem 194 pessoas desalojadas e 11 desabrigadas, com destaque para Paulo Lopes e Palhoça.
A resposta coordenada da equipe da SDC, juntamente com outros órgãos estaduais e federais como o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal, foi fundamental para amenizar os impactos das chuvas.
• LEIA TAMBÉM: SC enfrenta novamente desastres causados pelas chuvas
Em Palhoça, por exemplo, a distribuição de alimentos e água foi garantida para as pessoas afetadas pela interrupção do trânsito no Morro dos Cavalos.
Ações preventivas também foram tomadas, incluindo reuniões do Grupo de Ações Coordenadas para alinhar estratégias operacionais e o funcionamento do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em nível amarelo durante o evento meteorológico.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil destacou a importância do trabalho conjunto para enfrentar eventos adversos e reforçou o compromisso em construir uma sociedade mais resiliente.
Sugestão de pauta