Outras duas mortes estão sendo investigadas na região.
Na última terça-feira (26), foi confirmado o segundo óbito por dengue na cidade de Blumenau. De acordo com a Secretaria de Saúde, a vítima foi um homem de 65 anos que tinha comorbidades.
O Painel de Monitoramento do Governo do Estado informa que outras duas mortes estão sendo investigadas na região, porém, ainda não foi confirmado se a causa foi dengue.
Situação epidemiológica em 2024
Desde o início do ano, Blumenau registrou um total de 10.176 casos prováveis de dengue. Desses, 7.931 estão em fase de investigação, enquanto 2.245 foram confirmados.
Além disso, foram identificados 1.577 focos do mosquito transmissor e dois óbitos confirmados. Atualmente, oito pessoas estão em tratamento intensivo em UTIs, e 11 estão em enfermarias.
Sinais e sintomas
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos, além de manchas na pele e perda de apetite. Os pacientes também podem apresentar náuseas e vômitos.
Atendimento médico e prevenção
Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) oferecem atendimento nos bairros da cidade, assim como as unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs).
Um Centro de Atendimento Dengue foi estabelecido no Campus 3 da Furb para garantir assistência à população.
• LEIA TAMBÉM: Idosa de 69 anos é levada ao hospital após colidir contra caminhão e muro em Blumenau
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, é essencial eliminar água parada, manter recipientes vedados e seguir outras medidas preventivas, como a limpeza frequente de áreas propícias à reprodução do mosquito.
Denúncias
A população pode colaborar denunciando possíveis focos do mosquito através do Programa de Combate à Dengue, acessando o OuvidorSUS pelo telefone 156 (opção 4) ou ligando para 3381-7770, de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial.
Sugestão de pauta