O fluxo de veículos foi restabelecido em ambos os sentidos por volta das 19h20.
Após quase um mês de intensos trabalhos de recuperação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou a reabertura do tráfego na BR-470/SC, no km 143, em Rio do Sul.
As obras emergenciais, que começaram em 14 de fevereiro, foram finalizadas na última terça-feira (12), surpreendendo ao serem concluídas antes do prazo previsto.
O segmento, que estava completamente interditado, recebeu uma série de melhorias, incluindo remoção de solo instável, aplicação de rocha, construção de dispositivos de drenagem, pavimentação e sinalização. O fluxo de veículos foi restabelecido em ambos os sentidos por volta das 19h20, sem restrições.
De acordo com o DNIT, mais de 50 mil metros cúbicos de solo foram removidos e 40 mil metros cúbicos de rocha foram utilizados, o equivalente a cerca de 2 mil cargas de caminhão.
A solução de reaterro em rocha foi implementada em uma extensão de aproximadamente 50 metros de comprimento e 10 metros de profundidade.
Além disso, foram realizados trabalhos de estabilização nas margens do rio Itajaí do Oeste, com planos futuros para restaurar a vegetação local.
• LEIA TAMBÉM: DNIT antecipa reabertura da BR-470/SC em Rio do Sul devido ao avanço das obras
Nos próximos dias, o trecho receberá serviços adicionais, incluindo calçadas, meio-fio, sarjetas e defensas metálicas. O DNIT aguarda ainda a conclusão das obras de drenagem pela prefeitura de Rio do Sul.
Após a conclusão bem-sucedida desta etapa, o DNIT continuará com os trabalhos emergenciais ao longo da BR-470/SC.
Outras regiões afetadas pelas fortes chuvas, como Curitibanos, São Cristóvão do Sul, Pouso Redondo, Ibirama, Apiúna e Rodeio, também serão contempladas com melhorias na rodovia.
ASSISTA O VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta