Essa ação visa minimizar e compensar o impacto ambiental causado pela obra de duplicação.
No início deste mês de fevereiro, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram um nobre resgate durante as obras de corte de árvores no km 64 da BR-470/SC, em Indaial, e no km 40, em Gaspar.
Um filhote de lagarto-teiú e sua mãe foram resgatados em Indaial, enquanto uma cuíca foi resgatada em Gaspar.
Os animais, juntamente com algumas espécies de plantas, são cuidadosamente coletados, registrados e devolvidos à natureza em locais próximos com características semelhantes ao seu habitat natural. Essa ação visa minimizar e compensar o impacto ambiental causado pela obra de duplicação.
• LEIA TAMBÉM: DNIT lança licitação para revitalizar rodovias no oeste catarinense
O processo de resgate é coordenado pelo serviço de gestão ambiental da obra, que conta com biólogos e técnicos especializados em meio ambiente. Eles garantem o acompanhamento adequado dos serviços ambientais, com especial atenção para a fauna, flora, mananciais e ruídos.
É importante ressaltar que tanto os lagartos quanto a cuíca são inofensivos aos seres humanos e desempenham um papel fundamental no controle de insetos e pequenos animais, contribuindo assim para o equilíbrio do ecossistema regional.
ASSISTA O VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta