Com a chegada de 2024, jovens que completam 18 anos têm um prazo até o dia 30 de junho para realizar o Alistamento Militar obrigatório.
Importante destacar que não é necessário aguardar o aniversário para efetuar o alistamento, que pode ser feito de forma simples e ágil pelo site.
Após o procedimento online, os jovens receberão inicialmente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), um documento provisório contendo o número de Registro de Alistamento.
Para finalizar o processo, é necessário comparecer à Junta Militar de Timbó, localizada junto ao Simplifica Timbó, portando o CAM, RG/CPF e comprovante de residência para a conferência dos dados cadastrais.
Os cidadãos alistados em Timbó estão previamente dispensados do Serviço Militar Inicial.
Contudo, para obter o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), é necessário efetuar o pagamento da taxa militar e participar da Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional.
O atendimento na Junta Militar de Timbó ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Simplifica Timbó, situado na Rua Japão, nº 408, Bairro das Nações.
Para informações adicionais, o telefone de contato é (47) 3380-7917, e também é possível encaminhar e-mails para joao.pisetta@timbo.sc.gov.br.
Para realizar o Alistamento Militar On-line, siga os passos abaixo:
1. Acesse o site ou o aplicativo Exército Brasileiro.
2. Selecione “Quero me alistar.”
3. Escolha “Alistamento militar.”
4. Crie ou acesse sua conta.gov.br com a senha.
5. Preencha todos os dados no alistamento on-line.
6. Conclua o processo e verifique a mensagem “Parabéns! Seu Alistamento foi realizado com Sucesso.”
7. Imprima o CAM – Certificado de Alistamento Militar e salve-o em seu dispositivo ou anote o número do Registro de Alistamento (RA).
8. A qualquer momento, acompanhe seu alistamento pela opção “Acompanhar Alistamento.”
-
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil de Timbó, promove capacitação em parceria com Bombeiros para segurança em escolas municipais
É importante salientar que o não alistamento pode acarretar impedimentos em diversas áreas, como obtenção de passaporte, ingresso em instituições e empresas.
Além disso, poderá ficar impedido de participar de concursos públicos, entre outros. Portanto, a participação ativa nesse processo é fundamental para evitar contratempos futuros.
Sugestão de pauta