Chuvas e calor fortes marcam a influência do El Nino
O calor forte e temporais acima da média que tem atingido Santa Catarina, deve continuar até Março. O fenômeno que traz instabilidades ao clima é conhecido como El Nino.
Segundo os dados da Defesa Civil, nesta terça-feira (09), a cidade que registrou a maior temperatura foi Schroeder, chegando a 38,5ºC.
Logo atrás, dando seguimento ao pódio dos 5 lugares mais quentes na última terça-feira, os municípios de Águas Mornas com 38,3°C e Camboriú com 37,8ºC.
Além deles, outros dois municípios registraram temperaturas altas, são eles: Antônio Carlos com 37,5°C e Santo Amaro da Imperatriz com 37,3°C.
O meteorologista-chefe da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, traz uma explicação, confira:
“A partir de março, abril começa a entrar a estação do outono. É esperado que algumas frentes frias comecem a ingressar e influenciar o tempo no estado.”
“A partir desse período é normal que tenhamos uma diminuição das temperaturas com relação aos meses anteriores. Partindo pro outono e pro inverno as massas de ar ficam inclusive mais frequentes”.
O que é esse fenômeno El Nino?
O El Niño, como é chamado, é um fenômeno atmosférico-oceânico que se caracteriza por um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical.
Sugestão de pauta