A combinação de calor e umidade promove a formação de pancadas de chuva.
Nesta segunda-feira, 8 de janeiro, Santa Catarina está sob alerta devido à aproximação de uma frente fria pelo Oceano Atlântico. A combinação de calor e umidade promove a formação de pancadas de chuva e temporais isolados em diversas regiões do estado, previstos para iniciar durante a tarde e estender-se até a noite.
As áreas próximas ao Rio Grande do Sul serão as primeiras afetadas, com a previsão de deslocamento em direção às demais regiões ao longo do dia. O risco é especialmente notável nas áreas do centro/leste, onde há condições para chuvas pontualmente intensas, vendavais e possível queda de granizo.
O mapa de alerta destaca áreas em amarelo com risco moderado e áreas em verde com risco baixo para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos localizados.
A população é orientada a buscar locais seguros, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos suscetíveis a serem arremessados pelo vento. Em espaços protegidos, é recomendável manter distância das janelas, desligar aparelhos eletrônicos e considerar o banheiro em alvenaria como um local seguro.
• LEIA TAMBÉM: Alerta em Timbó: Golpe do falso aluguel já fez 4 vítimas
Na costa, é enfatizado o perigo de permanecer na água, sendo recomendado evitar qualquer contato. Dirigir em áreas alagadas também deve ser evitado, assim como o trânsito em pontilhões e pontes submersas. Crianças próximas a rios e ribeirões exigem atenção redobrada.
A precaução é essencial diante dessas condições meteorológicas adversas, garantindo a segurança e a preservação da vida.
Sugestão de pauta