O reconhecimento destaca os esforços educacionais direcionados à resolução da crise ambiental.
Localizada no bairro Margem Esquerda, em Gaspar, a Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel foi distinguida como uma das três principais instituições de ensino do país na categoria “Iniciativas Ambientais nas Escolas”. O reconhecimento, conferido pelo Reconectta em conjunto com o Movimento Escolas Pelo Clima, destaca os esforços educacionais direcionados à resolução da crise ambiental.
Durante o mês de outubro, a instituição realizou uma notável Mostra Científica, focada no tema “Clima de Desastres: Hora de Agir”. A liderança do Movimento na EEB Norma Mônica Sabel está a cargo da professora Tamily Roedel, do Laboratório de Ciências, que convocou ativamente a participação da comunidade escolar, ressaltando a abordagem coletiva e participativa do projeto.
Os alunos de geografia, sob a orientação da professora Grácia Margarida Russi Prade, também marcaram presença nas atividades. Em uma delas, construíram um pluviômetro em sala de aula e engajaram-se no Projeto Defesa Civil na instituição, focando nos Desastres Naturais.
Parte de um seleto grupo comprometido com a conscientização ambiental, a EEB Norma Mônica Sabel é uma das cinco instituições em Santa Catarina inseridas no Movimento Escolas Pelo Clima.
• LEIA TAMBÉM: Crianças são atacadas por vespas em escola de SC
Este movimento tem como objetivo criar um ambiente onde alunos e educadores sintam-se responsáveis e capacitados para agir diante da emergência climática. Funciona como uma comunidade prática que possibilita o diálogo, a troca de experiências e a inspiração para desenvolver ações contra as mudanças climáticas.
Por meio da conexão entre educadores e alunos, disponibilização de conteúdos educacionais sobre o clima e reconhecimento dos colégios comprometidos com a causa, o movimento oferece uma plataforma de transformação de forma gratuita. Para fazer parte dessa rede, o educandário deve aderir ao movimento e se comprometer com a implementação de ações climáticas na instituição.
Sugestão de pauta