Há previsão de grandes volumes de chuva para a terça-feira (28).
A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina deu início nesta segunda-feira (27), ao processo de fechamento das Barragens de Ituporanga e Taió. A medida visa reduzir os níveis dos rios nos municípios situados abaixo das barragens, proporcionando uma maior capacidade de absorção diante do aumento previsto na vazão devido às chuvas iminentes.
De acordo com o Aviso Meteorológico emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), há previsão de grandes volumes de chuva para a terça-feira (28), elevando significativamente o risco de alagamentos e enxurradas, e gerando um alerta alto para inundações na Bacia do Rio Itajaí.
Na quinta-feira passada (23), teve início o esvaziamento gradual dos reservatórios das barragens de contenção de cheias, Sul e Oeste, localizadas na região do Alto Vale do Itajaí. O processo foi realizado ao longo do dia, respeitando os níveis de referência dos municípios abaixo das barragens.
• LEIA TAMBÉM: Defesa Civil fecha 2° comporta da barragem de José Boiteux para prevenir inundações
Para acelerar o esvaziamento do reservatório, no domingo (26), na Barragem Oeste, em Taió, houve a abertura do canal extravasor em 3 metros. Na Barragem Norte, em José Boiteux, apesar do fechamento de duas comportas, o reservatório continua diminuindo devido à abertura permanente da galeria lateral.
A SDC mantém constante monitoramento da situação e promete trazer novas atualizações conforme necessário.
Sugestão de pauta