Blumenau, 7 de novembro – A ultramaratonista aquática Sandra Koch, representando Santa Catarina na natação em águas abertas, participa da Travessia 14 Bis no próximo sábado, 11, em Bertioga, São Paulo.
A Travessia 14 Bis, a maior e mais tradicional ultramaratona aquática do Brasil, comemora os 150 anos de nascimento de Santos Dumont em sua 55ª edição.
A competição consiste em um circuito de 24 km entre o Forte São João, em Bertioga, e a base aérea de Santos.
A participação na prova é parte do treinamento de Sandra para enfrentar o desafio de nadar 36 km entre o Leme e o Pontal, no Rio de Janeiro, em dezembro deste ano.
Esta será a segunda participação da ultramaratonista na Travessia 14 Bis, e ela tem como meta melhorar seu tempo de seis horas e 24 minutos, alcançado na edição de 2022.
Para este ano, seu objetivo é completar a travessia em seis horas de nado e obter uma boa colocação geral entre os 254 competidores inscritos.
A atleta da AABB Blumenau está em sua 18ª semana de treinamento para a prova do Leme ao Pontal, com uma rotina de 40 a 50 horas de nado semanal, fisioterapia, fortalecimento muscular e acompanhamento nutricional.
O desafio de 36 km do Leme ao Pontal será realizado entre 17 e 22 de dezembro deste ano, após 22 semanas de treinamento.
Esta será a quarta tentativa de Sandra de participar da prova.
“Pandemia, Covid-19, viroses e outros acontecimentos me impediram de concluir os treinamentos nos últimos anos.
Depois de completar os 30 Km do Amazon Challenge (abril/2023), no Rio Negro, me sinto madura e motivada para este novo desafio.”
Sandra Koch completará 49 anos apenas alguns dias antes de nadar do Leme ao Pontal.
No currículo esportivo da ultramaratonista, destaca-se o recorde do desafio Ilha do Arvoredo em Bombinhas (25 km em 2018) e a participação em provas como:
- Leme a Barra (16 km em 2021)
- Ilha Gipóia (21 km em 2022)
- BISA – Ilha Grande/RJ (16 km em 2022)
- Travessia 14 Bis de Bertioga a Santos (24 km em 2022)
- Amazon Challenge (30 km em abril de 2023).
Caso ela complete a prova de 36 km do Leme ao Pontal, Sandra pode se tornar a primeira mulher catarinense a realizar esse feito.
“Esta é quase a mesma distância do Canal da Mancha, e a expectativa é de que o trecho esteja favorável no período da janela em dezembro.
Estou totalmente focada neste objetivo e, apesar de depender das condições climáticas, estou fazendo a parte que me compete que é treinar e manter a mente equilibrada”, conta a atleta.
A atleta está totalmente focada em seu objetivo, que não é apenas pessoal, mas também visa divulgar a modalidade de natação em águas abertas e promover os benefícios da natação para uma vida saudável.
LEIA TAMBÉM:
Sandra Koch é atleta da AABB Blumenau, treinada pelo técnico Alexandre Kirilos, certificado pela CBDA e com experiência em algumas das principais travessias do mundo.
Ela também conta com o acompanhamento da nutricionista Nadia Venturi, da fisioterapeuta Adriana Einloft, do reforço muscular do Zonta Team e da suplementação da farmacêutica responsável Jennefer Hasse, da Dermaestética.
Segundo a ultramaratonista, isso tem feito toda a diferença em sua preparação para o desafio.
Sugestão de pauta