Santa Catarina, 1 de novembro – O feriado de Finados em Santa Catarina começa com um alerta de risco alto para alagamentos e enxurradas, segundo a Defesa Civil do Estado.
Além disso, são esperados riscos moderados de destelhamentos, danos à rede elétrica e quedas de galhos e árvores, com grande parte do estado ainda apresentando risco muito alto para deslizamentos.
O alerta de alagamentos é resultado do processo de formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical localizado entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
Essa condição climática pode desencadear temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa, previsto para ocorrer entre o feriado de quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3.
Os temporais e chuvas serão mais concentrados na região do Grande Oeste e nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul na quinta-feira.
Contudo, durante a madrugada e manhã de sexta-feira, essas condições climáticas devem se espalhar para as demais regiões do estado.
Segundo a Defesa Civil, são esperados acumulados de chuva entre 80 e 110 mm nas áreas destacadas em laranja, com valores de 50 a 90 mm nas áreas em amarelo.
Pontualmente, esses números podem ser ainda maiores do que o previsto.
Além do alerta de alagamentos, a Defesa Civil também chama a atenção para o risco de deslizamentos.
Nas regiões em vermelho, o risco é classificado como muito alto, enquanto nas áreas em laranja, o risco é considerado alto, com previsão de vigência entre quinta-feira e sábado, 4.
LEIA TAMBÉM:
A população é orientada a ficar atenta aos sinais de deslizamentos, que incluem:
- Inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
- Aparecimento de água e protuberâncias na base das encostas;
- Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta;
- Rachaduras ou fendas nas encostas;
- Rachaduras novas nas paredes;
- Portas ou janelas que emperram ou empenam repentinamente;
- Muros e paredes que apresentam estufamento;
- Presença de estalos;
- A água fica mais barrenta do que o normal.
Nesse cenário de alerta, a Defesa Civil enfatiza a importância de que os moradores estejam preparados e atentos às condições climáticas, a fim de garantir a segurança de suas famílias e propriedades neste feriado.
Sugestão de pauta