Nesta terça-feira, 31, a SoutRock Capital, operadora de marcas populares como Starbucks, Subway e Eataly no Brasil, entrou com um pedido de recuperação judicial estimado em R$1,8 bilhão
No pedido encaminhado à 1ª Vara de Falências do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), SouthRock Capital revelou que perdeu a licença de operação exclusiva das lojas Starbucks no Brasil.
Segundo o comunicado, isso aconteceu no final da semana anterior.
A operadora, fundada em 2015, é conhecida por expandir marcas globais e locais no Brasil. Ela iniciou suas operações em 2017, inaugurando lojas da Brazil Airport Restaurants nos aeroportos do país.
Em 2018, começou a operar as redes de cafeterias Starbucks e a lanchonete TGI Fridays.
Por isso, a operadora do Starbucks e Subway no Brasil solicitou à justiça a reversão da rescisão promovida pela detentora da marca.
O plano da empresa é que, por meio do processo de recuperação judicial, a operadora possa continuar a desenvolver e expandir suas marcas no Brasil.
Durante esse processo, todas as lojas das marcas continuam a funcionar normalmente.
O documento, que possui mais de 600 páginas, relata que a gestora foi notificada da cláusula de rescisão pela Starbucks Coffee International no dia 13 de outubro.
A decisão se deve a problemas recorrentes no pagamento de royalties e colocou ainda mais pressão sobre a SouthRock, que teve que acelerar o processo de recuperação judicial.
A SouthRock ressaltou que o faturamento bruto mensal obtido pelas lojas Starbucks/cafeterias supera os R$50 milhões e representa uma parcela significativa do fluxo de caixa consolidado do Grupo SouthRock.
No pedido de proteção contra credores, a empresa justificou que 80% de sua dívida atual vem de operações garantidas por cessões fiduciárias de recebíveis provenientes das receitas de seus restaurantes.
A empresa alertou que, em caso de efetivação das retenções dos recebíveis, todas as suas receitas brutas seriam retidas e indisponíveis, tornando impossível qualquer chance de recuperação.
O pedido da SouthRock Capital inclui 24 outras empresas do grupo, como Eataly, TGI Fridays e Brazil Airport Restaurantes (BRA).
A operação brasileira do Subway, uma aquisição recente do grupo, não foi incluída no pedido de recuperação judicial.
Isso provavelmente é porque a empresa constituída tem menos de dois anos de existência, o que não é respaldado pela lei de falências.
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O processo de recuperação judicial é um reflexo dos desafios enfrentados pela SouthRock devido à pandemia de COVID-19, que levou a uma queda de 95% nas vendas em 2020.
Nos anos subsequentes, em 2021 e 2022, a empresa experimentou quedas de 70% e 30%, respectivamente.
Por isso, a operadora ressaltou que a decisão é uma resposta aos desafios econômicos enfrentados pelo setor, como o período de pandemia, a inflação persistente e as taxas de juros elevadas
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