Uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano está prestes a atingir o estado de Santa Catarina.
A previsão meteorológica da Defesa Civil do Estado é de chuvas intensas e volumosas nos últimos dias de outubro.
De acordo com a análise, existe um alto risco de ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e inundações.
O alerta se estende a diversas regiões catarinenses, incluindo o Litoral Sul, Litoral Norte, Planaltos, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste.
Devido à previsão de chuvas concentradas em um curto período de tempo, as bacias hidrográficas nessas áreas correm um risco considerável de alagamentos e enxurradas.
Os volumes de chuva previstos são significativos, variando de 70 a 150 mm entre o sábado, 28, e a segunda-feira, 30.
Alguns municípios, como Brusque, Rio do Sul, Blumenau, Timbó e Ilhota, devem registrar volumes entre 70 e 150 mm durante esse período.
Taió, que recentemente enfrentou uma enchente histórica, pode receber entre 90 e 150 mm de chuva acumulada.
A Defesa Civil de SC destaca que a elevação dos níveis dos rios menores, como córregos e ribeirões, é uma possibilidade devido à instabilidade do tempo e ao grande volume de chuva previsto.
LEIA TAMBÉM:
Diante disso, é fundamental que a população esteja atenta e tome as medidas de precaução necessárias para garantir sua segurança e a de suas propriedades.
“É importante ressaltar que as previsões hidrometeorológicas podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente.
A Defesa Civil segue em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de.
Recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais”, afirma o comunicado da Defesa Civil de SC.
Sugestão de pauta