Mais de 20 mil moradores foram impactados pela inundação.
Após passar quase duas semanas submersa nas águas do rio Itajaí-Açu, a cidade de Rio do Sul, localizada no Alto Vale do Itajaí, finalmente respira aliviada após deixar a situação de enchente. A enchente histórica que atingiu a região chegou ao seu ápice no dia 13 de outubro, com o nível do rio atingindo incríveis 11,86 metros e inundando 22 bairros da cidade.
Mais de 20 mil moradores foram impactados pela inundação, que deixou a cidade em estado de emergência. Os danos nos setores públicos e privados ainda estão sendo avaliados, mas já se estima que serão significativos.
Na última quinta-feira (19), 961 pessoas ainda não conseguiram retornar às suas residências e permanecem abrigadas nos 19 locais de acolhimento disponibilizados pelo município. O prefeito, José Thomé, está tomando medidas para agilizar a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os afetados, através de um relatório para a Caixa Econômica Federal.
A Defesa Civil de Rio do Sul também disponibilizou um “atestado de enchente” para os moradores que precisam justificar ausências no trabalho devido às inundações. O documento, disponível no SITE oficial da Defesa Civil do município, contém informações oficiais sobre a enchente e a emissão do decreto de estado de calamidade pública. Sua utilização para fins trabalhistas é de responsabilidade do empregado e da empresa.
• LEIA TAMBÉM: Domingo tem jogo da final do 33º Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Timbó
Apesar dos desafios, Rio do Sul agora inicia o processo de recuperação após essa trágica enchente, unindo esforços para reconstruir a cidade e apoiar seus cidadãos afetados por essa devastadora calamidade.
Sugestão de pauta